Fale com a gente
Gramado Presentes

Mundo

Cientistas conseguem avanço na fusão nuclear com a ajuda de 192 lasers

Publicado

em

Foto: Fornecido por Estadão
Rui Barbosa

Cientistas que estudam energia de fusão no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, anunciaram na terça-feira, 13, que tinham alcançado um marco importante na reprodução do modo como o sol produz energia em um laboratório.

Durante décadas, os cientistas disseram que a fusão, a reação nuclear que faz as estrelas brilharem, poderia oferecer uma futura fonte de energia abundante.

Dr Guilherme Dentista

O resultado anunciado na terça-feira é a primeira reação de fusão em um ambiente de laboratório que de fato produziu mais energia do que o necessário para iniciá-la.

“Este é um exemplo maravilhoso de uma possibilidade concretizada, um marco científico alcançado e um caminho pela frente para as possibilidades de energia limpa”, disse Arati Prabhakar, conselheira de ciência da Casa Branca, durante uma coletiva de imprensa na manhã de terça-feira na sede do Departamento de Energia dos Estados Unidos, em Washington, D. C. “E uma compreensão ainda mais profunda dos princípios científicos que são aplicados aqui.”

Do ponto de vista ambiental, a fusão sempre teve um forte apelo. Dentro do sol e das estrelas, a fusão combina constantemente átomos de hidrogênio e hélio, produzindo luz solar e calor que banham os planetas.

Com Informações Estadão

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte