Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Profissionais da saúde protestam contra a suspensão do piso salarial da enfermagem, em Marechal Rondon

Lei que estabelece criação do piso para a categoria foi sancionada em agosto e suspensa no início de setembro. Participaram deste protesto profissionais da rede pública, privada, profissionais liberais e estudantes

Publicado

em

|Fotos: Fernando Nègre/ Portal Rondon|
Martin Luther – Enem

Profissionais da área da saúde de Marechal Cândido Rondon, protestaram no final da tarde desta quarta-feira (21), contra a suspensão do piso salarial da enfermagem, sancionado em agosto, que estabelece o valor mínimo a ser pago para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras como remuneração por suas atividades.

Enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem se concentraram na rotatória da bandeira no cruzamento da Av. Maripá com Av. Rio Grande do Sul e manifestaram seu descontentamento com a suspensão do piso salarial da categoria, através de palavras de ordem, cartazes e apitos.

Portal WhatsApp

“Se a enfermagem parar, quem vai cuidar?” era uma das palavras de ordem gritadas pelos manifestantes.

No início de setembro, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei que estabelece o piso para que sejam analisados dados relacionados ao impacto financeiro para os atendimentos e aos riscos de demissões diante de tal implementação.

O entendimento de Barroso foi julgado no plenário virtual e seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin e Rosa Weber divergiram e votaram para derrubar a suspensão.

Para Rejane Bottega, uma das lideranças da manifestação da categoria da enfermagem a suspensão é injusta, já que a conquista da categoria passou por um amplo debate no congresso nacional e foi sancionada pelo presidente da república.

Participaram deste protesto, profissionais da rede pública, privada, profissionais liberais e estudantes do curso de técnico de enfermagem do Colégio Antônio Maximiliano Ceretta.

O Portal Rondon transmitiu ao vivo pelas redes sociais parte do protesto dos trabalhadores da enfermagem, assista.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte