Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Unioeste e Secretaria de Agricultura aplicam 2º módulo de assistência a piscicultores

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Velho Oeste

O 2º módulo do curso de Piscicultura Bragadense começou a aplicado no início da tarde de hoje (15), na propriedade de Valdir (Nuky) Kaefer. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado e o desenvolvimento ocorre por meio de convênio de Cooperação Técnica e Científica com o curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Campus de Toledo.

No módulo inicial foi frisada a “Importância da produção voltada à indústria e seu planejamento” pelos professores/doutores, Sérgio Makrakis e Aldi Feiden. Neste módulo que segue até o fim da tarde, o tema é o “Licenciamento Ambiental” pelos professores/doutores, Aldi Feiden e Sérgio Makrakis e as seguintes abordagens: Piscicultura no Oeste do Paraná, definições da aquicultura, responsabilidade técnica e atuação profissional, principais marcos legais e problemas ambientais atuais, normas e procedimentos para realizar o licenciamento ambiental.

tryideas

O curso contempla oito módulos, com término previsto no primeiro semestre de 2023.

ACOMPANHAMENTO TÉCNICO

Pelo convênio também é prestada assistência técnica especializada nas propriedades, sempre às segundas-feiras pela professora/doutora do programa de pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (PREP), Débora Xavier.

As orientações são práticas e englobam a aferição do PH e temperatura da água, mapeamento, abertura de peixes para verificação de doenças, pesagem e como está a alimentação, além do esclarecimento de dúvidas referentes a quantidade de peixes no reservatório, peso, elaborada tabela para trato do animal, como lidar com as doenças e outros assuntos de interesse dos piscicultores para otimizar a produção.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte