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Nova ponte Brasil-Paraguai está 90% concluída; obras no lago paraguaio estão atrasadas

Projeto busca desafogar tráfego da Ponte da Amizade, e ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia Presidente Franco. Faltam apenas 17 metros para que obra seja concluída

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|Foto: Marcos Landim/RPC Foz do Iguaçu|
Velho Oeste

Faltam cerca de 17 metros para a conclusão da obra da segunda ponte que ligará Brasil e Paraguai. A Ponte Internacional da Integração vai ligar Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco.

A previsão é a obra ser concluída até o fim do ano. Porém, a abertura para a passagem dos veículos poderá demorar mais tempo. Isso porque o acesso do lado paraguaio ainda não está pronto.

Charles Pinturas

Além disso, estruturas como a da aduana – onde devem ficar os fiscais e agentes de controle da fronteira – ainda não começaram.

A licitação para a aduana, por exemplo, saiu nos últimos dias e a empresa vendedora tem até um ano para concluir o projeto.

O engenheiro responsável pelas obras complementares no Paraguai, Hugo Arce, disse à RPC que o trânsito não será liberado assim que a ponte ficar pronta. A justificativa dele é haver diferença no cronograma de obras fundamentais numa ligação internacional.

“Basicamente há uma pequena defasagem na combinação dessas obras civis que vão permitir a união. Também não podemos esquecer que temos que executar as obras civis dentro da ANP, a Administração Nacional de Porto (entidade do Paraguai), onde os veículos vão fazer todos os trâmites aduaneiros,” explicou o engenheiro.

De acordo com o coordenador da obra no lado paraguaio, as equipes estão finalizando as aduelas, estruturas pré-fabricadas de aço.

Acesso sem duplicação

Uma estrada de terra, com pista simples e dezenas de propriedades rurais no entorno, é que leva ao local das obras em Presidente Franco. A rua que dará acesso à ponte ainda precisa ser duplicada.

Para isso, as propriedades rurais, casas e pequenos comércios precisam ser desapropriados e demolidos. Patrício Mendes, por exemplo, é morador da região e sabe que não poderá mais ficar no local.

“Eu acho que no Paraguai eles estão demorando. A hora que tem que fazer, por exemplo, as ruas aqui, não tem nada. Aqui vão fazer uma avenida duplicada, tem que sair todas essas casas aí,” afirmou o morador.

Em outro ponto da rua é possível ver as obras da nova rodovia que irá ligar a ponte às rotas importantes da região. Por enquanto, só o trabalho de terraplanagem começou.

“São dois contratos que nós chamamos de lotes rurais. É uma rodovia nova de aproximadamente 30 quilômetros. É ela que vai unir a ponte da integração à rede viária paraguaia,” afirmou o engenheiro Hugo Arce.

Estrutura da ponte

A ponte será do tipo estaiado, com 760 metros de comprimento. Na parte central, terá duas torres de sustentação, com 120 metros de altura cada. A pista será simples, com 3,7 metros de largura de cada lado, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro.

Serão necessários cerca de 550 quilômetros de cabos de aço para fazer a sustentação da ponte, quilometragem que é a distância entre Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Os cabos de aço são colocados dentro de estais, estruturas de sustentação que se estendem pela ponte.

Os trabalhos começaram em 2019. Os dois pilares principais da ponte estão nas margens do rio, facilitando a navegação.

Por dia, passam cerca de 30 cordoalhas (cabos menores que revestem os cabos de sustentação) do chão para o alto da obra.

Quando for finalizada, a obra terá um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina.

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