Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Pato Bragado de luto: Comunidade e familiares se despedem das vítimas do acidente [veja todas as informações]

Os velórios acontecem durante esta terça-feira (03), em dois lugares

Publicado

em

FOTO: Portal Rondon
Academia Meu Espaço

A semana começou com uma notícia trágica na região Oeste do Paraná, que ganhou mídia nacional.

Na manhã desta segunda-feira (02), um acidente de trânsito registrado na PR-467, próximo à curva do rodeio, no distrito de Iguiporã, em Marechal Cândido Rondon matou sete moradores de Pato Bragado.

Portal Instagram

Todos estavam em um micro-ônibus da Secretaria Municipal de Saúde. Eles iam para Toledo em busca de atendimento médico especializado.

Logo no começo da viagem, o veículo saiu da pista depois da “curva do rodeio” e só parou ao bater em uma árvore. O trecho da estrada é de pista simples, e praticamente não tem acostamento. O motorista, que foi a óbito instantaneamente, conhecia bem a rodovia, pois conduzia passageiros com frequência.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado foram mobilizadas por volta das 6 horas para socorrer as vítimas feridas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é a8b768b09e5d1071a093368fd2902789f83cfc15.jpeg
FOTO: Portal Lindeiros

Mortos e feridos

Sete pessoas que morreram no local do acidente.

A primeira vítima fatal a ser identificada foi o ex-jogador de futsal e futebol Cesar Schaeffer, popular Tcheco (motorista). Ele era funcionário da Prefeitura de Pato Bragado. Ele atuou por muitos anos em equipes de futsal e futebol do município, competindo principalmente em competições de esporte amador.

O motorista César Schaefer, que morreu no acidente em Marechal Cândido Rondon — Foto: Arquivo pessoal

Outras quatro mulheres e mais dois homens faleceram instantaneamente. Claci Inês Specht Werlang, João Szczuk e ainda:

  • Nelson Ditz, de 74 anos, estava tratando problemas no coração. A neta de Nelson contou ao Jornal Nacional que fazia três anos que o avô precisava fazer exames e só conseguiu no último mês. Na data do acidente, Nelson estava levando os exames para o médico.
Nelson Ditz, tinha 74 anos. — Foto: Arquivo pessoal
  • Ivone Carmen Gentelini
Ivone Carmen Gentelini, de 69 anos, morreu no acidente  — Foto: Arquivo pessoal
  • Lurdes Monteiro e sua filha, Fabiana de 32 anos, que acompanhava a mãe nos exames e deixa dois filhos pequenos.

Sobreviventes

Treze pessoas ficaram feridas e foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Cândido Rondon: Pedro Cesar Schneider,  48 anos, Roselei Beatris Strenske, 38 anos, Nadir Schons, 60 anos, João Carlos Humeres,  46 anos, Eldir Raspe, 59 anos, Helmi Doerzbacher,  71 anos, Cissi Margarete Doerzbacher, 54 anos, Carla Andressa Rieth,  31 anos, Miguel Ruan Franco Ventreschi (criança de 5 anos), Marli Maria Franco, idade não informada, Deiverson Liberato Coimbra, idade não informada, Antônio Carlos Gomes, idade não informada e Marta Esperança Oviedo de Mandana.

Mais tarde, duas vítimas, uma mulher de 60 anos e outra de 47 anos precisaram ser transferidas com o helicóptero do Consamu para hospitais da região uma para o Bom Jesus, em Toledo e outra para o Hospital Universitário em Cascavel devido à gravidade do estado de saúde delas.

Nesta terça-feira (03), elas seguem internadas em estado grave em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HU.

O caminhão

Uma das primeiras informações extraoficiais indicavam que um caminhão teria fechado o micro-ônibus. A suspeita se fortaleceu devido à quantidade de grãos de milho que ficou espalhada pela via. Mais tarde, uma ligação confirmou o fato e os policiais encontraram o caminhoneiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 4b569bffc3ec27422cc584f007c91f185f2a03cb.jpeg
FOTO: Portal Lindeiros

“Após informações recebidas de uma cooperativa, de que uma carreta chegou para descarregar milho e descarregou cerca de 1,5 mil quilos a menos que deveria. Esse veículo foi localizado por uma equipe da Polícia Militar”, disse o tenente Pontes.

O caminheiro, de 48 anos, foi abordado pela Polícia Militar sete horas depois do acidente, na BR-163, em Mercedes, seguindo para Guaíra. Ele fez teste de bafômetro, que deu negativo para consumo de álcool.

A carreta basculante apresentava sinais de ter se envolvido em acidente, como amassados e raspões na carroceria. O motorista foi levado para a cadeia pública de Marechal Cândido Rondon, onde prestou depoimento ao delegado Rodrigo Baptista Santos.

|Fotos: Fernando Nègre / Portal Rondon|

No depoimento, o motorista do caminhão confirmou que se envolveu no acidente. Porém, disse que não sabia da gravidade, e que achou que o micro-ônibus tinha seguido viagem.

“Ele relatou que um caminhão teria invadido sua pista. Ele, para desviar, puxou o caminhão para o lado esquerdo, e para o caminhão não sair da pista, puxou para o outro lado, quando invadiu a pista que vinha o ônibus da Prefeitura de Pato Bragado. Ele alega que parou uns 300 metros à frente e que achou que não tinha acontecido nada”, contou o delegado Rodrigo Baptista Santos ao JN.

Ainda segundo o motorista, ele não voltou para ajudar porque achou que tinha raspado o caminhão na carreta carregada de porcos, tanto que seguiu viagem para descarregar normalmente em Marechal Candido Rondon e recarregar o caminhão com pedras. Afirmou, também, que se tivesse a intenção de fugir, teria tomado “outro rumo”.

O delegado pediu a prisão em flagrante de Cleber Moreira de Souza. Ele foi autuado por crimes como homicídio culposo na direção de veículo automotor – quando não há a intenção de matar -, lesão corporal culposa no trânsito e omissão de socorro.

Luto oficial

Lideranças, religiosos e a população de Pato Bragado estiveram reunidos no início da noite de segunda-feira (02) em oração pelos pacientes hospitalizados e falecidos no trágico acidente. O ato aconteceu na rua coberta, por volta das 18h30.

O prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o Mano decretou luto oficial por três dias, em sinal de profundo pesar pelas vítimas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 279782505_387407690064677_2501782608726081590_n-1024x1024.jpg

Nesta terça-feira (08), o prefeito se manifestou novamente e decretou ponto facultativo no município.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Velórios

O velório do motorista da Secretaria Municipal de Saúde, César Schaeffer, o Tcheco, acontece no Ginásio de Esportes O Bragadinho.

As outras seis vítimas são veladas no pavilhão do Clube de Idosos Felicidade.

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS

Nelson Ditz – 10 horas

Fabiane Monteiro e Lurdes Monteiro – 10 horas

Ivone Gentilini – 11 horas

Claci Werlang -11 horas

João Sczuck -11h30

César Schaeffer -15h30

Portal Rondon com informações de G1 e JN

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte