Fale com a gente
Tic Tac

Política

Vinte e seis deputados da Alesp pedem cassação de Arthur do Val após falas sexistas

Podemos institui conselho de Ética para avaliar expulsão do partido

Publicado

em

Deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) |Foto: Arquivo/Portal Rondon|
Martin Luther – Enem

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu, nesta segunda-feira (7), doze pedidos de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (Podemos), após divulgação de áudios de teor sexista contra ucranianas.

A lista de deputados que representaram contra Arthur do Val mistura representantes de partidos adversários, de esquerda e direita. Foram doze pedidos de cassação até agora, assinados individual ou coletivamente por 26 deputados – três pedidos coletivos e nove individuais.

tryideas

À CNN, a presidente do Conselho de Ética confirmou que enviou, nesta segunda-feira, cópia dos pedidos ao gabinete dos dez membros do conselho e ao próprio Arthur do Val, que terá cinco sessões para apresentar defesa.

Somente após esse retorno, a presidente indicará um relator para as manifestações. Na próxima quarta, o conselho deverá se reunir presencialmente pela primeira vez.

A presidente Maria Lúcia Amary (PSDB) também se solidarizou com as mulheres ucranianas. “Acho que basta uma mulher ter uma dor e todas temos que sentir o que está passando com ela”, disse.

Passo a passo no Conselho de Ética a partir de agora:

Após apresentação da defesa, a presidente indicará o relator, que pode decidir pelo arquivamento ou aplicação de penalidades — advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou perda de mandato.

Caso a penalidade seja suspensão ou perda de mandato, o plenário da Alesp precisa avalizar a decisão. O prazo para andamento do processo no conselho de ética é de um mês.

Podemos

Fontes ligadas ao Podemos – partido ao qual Arthur do Val se filiou há cerca de um mês para apoiar Sergio Moro à Presidência e se lançar candidato ao Palácio dos Bandeirantes – informaram que aguardam manifestação do deputado sobre permanência dele na sigla ainda nos próximos dias.

Nesta segunda, de acordo com a assessoria de Do Val, ele se reuniu com membros do MBL para discutir o assunto. Internamente, aliados admitem possibilidade dele deixar o partido antes de enfrentar um processo de expulsão.

Nesta manhã, o partido instituiu um conselho de Ética. O secretário de Habitação de Guarulhos, João Darcio, será o presidente.

A saída de Arthur do Val é expressa em solicitação assinada pela presidente Nacional do Podemos Mulheres e pela presidente estadual do partido em SP.

Fontes próximas a Arthur do Val dizem que o deputado está recluso. Ele enviou nota à reportagem, em que admite como lamentável posicionamento sobre as mulheres ucranianas e pede desculpas novamente. Ao final, Arthur do Val sinaliza que não desistirá do mandato.

“Ladrões ficam impunes, gente honesta perde o mandato. Lutarei até o fim”, disse.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte