Fale com a gente
Bonni Restaurante

Agronegócio

Inspirado pela Itália, Paraná ganha ‘Rota do Queijo’

Lançamento da Rota do Queijo Paranaense ocorreu na Expobel, realizada em Francisco Beltrão

Publicado

em

Rota possui desde queijos coloniais até queijos finos. — Foto: Arquivo pessoal
Rui Barbosa

Durante Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, a Expobel, realizada em Francisco Beltrão entre 4 e 13 de março, foi lançada a Rota do Queijo Paranaense que inclui vinte e três cidades do estado.

O lançamento contou com a exposição de alguns dos queijos produzidos por agroindústrias participantes da rota. São ao todo vinte e nove queijarias, de vinte três cidades, a maioria delas da região sudoeste. Por conta disso, a primeira visita técnica foi em Francisco Beltrão.

tryideas

Quem recebeu o grupo foram os produtores Roseli Capra e Marildo Capra. Eles contaram aos visitantes que a família produz queijos desde 1970, com receitas que atravessaram gerações e sempre ajudaram no sustento da família.

Hoje a agroindústria dos Capra produz 60 kg de queijo colonial por dia. Eles acreditam que participar de uma rota turística vai alavancar ainda mais a produção.

“É a valorização dos nossos produtos. Então, o consumidor vindo até aqui, conhecendo e gostando, com certeza vai ter mais propaganda dos nossos produtos, vai passar para mais gente. E a valorização. Poder vir comprar aqui, evitando atravessador, para a gente vender diretamente para o consumidor”, afirma Roseli.

nspiração internacional

Rota do Queijo Paranaense busca divulgar ainda mais a qualidade e a diversidade do produto. — Foto: Getty Images via BBC
Rota do Queijo Paranaense busca divulgar ainda mais a qualidade e a diversidade do produto. — Foto: Getty Images via BBC

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o Paraná é o segundo estado maior produtor de leite do país e a produção de queijos agrega valor para o produtor rural.

Por isso, a ideia do Instituto de Desenvolvimento Rural do estado, que criou o roteiro do queijo paranaense, é incentivar o turismo nessas propriedades e ajudar a divulgar ainda mais a qualidade e a diversidade do queijo paranaense.

“É um roteiro que a gente imagina que daqui a pouco possa se transformar imitando uma parte da Itália, de países que têm produtos locais tipo coloniais, tipo do interior mesmo, sendo feitos, mas que podem alcançar qualquer mercado”, almeja o Secretário Estadual de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte