Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Órgãos de menina de 6 anos são doados por família, e sete crianças são beneficiadas no Paraná

Segundo a Central de Transplantes do Paraná, criança teve morte encefálica após um acidente e, com autorização da família, os órgãos foram doados

Publicado

em

| Foto: SET/PR|
Academia Meu Espaço

Uma família de Ibiporã, no norte do Paraná, autorizou a doação de órgãos de uma menina, de seis anos, que teve morte encefálica, no domingo (26), segundo a Central de Transplantes do Paraná.

Conforme a central, até esta quarta-feira (29), sete crianças do Paraná foram beneficiadas com os órgãos.

lift training

A morte ocorreu após a criança sofrer um acidente, ao cair de uma caminhonete, no sábado (25). Ela foi hospitalizada em estado grave e morreu no domingo (26).

De acordo com a central, foram doados as córneas, as válvulas do coração, os dois rins e o figado da menina.

A doação

Os profissionais da área orientam que as famílias conversem sobre o assunto para saber a intenção de cada um em doar.

Existe a possibilidade de doações entre parentes vivos. Neste caso é realizada uma série de exames médicos. Já doações entre não parentes depende de autorização judicial.

Como posso ser doador?

Para ser doador, você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a a família, que irá autorizar os procedimentos necessários para o transplante.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa pode ser uma doadora. É necessário, apenas, que haja compatibilidade entre o doador e quem irá receber o órgão. Rins, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida. Mas, em geral, a doação ocorre em situações de morte encefálica, após a autorização familiar.

O que é morte encefálica?

É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada normalmente por traumatismo craniano, tumor ou derrame. Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, quando ele morre significa a morte do indivíduo. Não há dúvidas no diagnóstico.

Para quem vão os órgãos?

Os órgãos são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera, por critérios definidos pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.

No Paraná, todas as ações de distribuição de órgãos e tecidos são coordenadas pela Central Estadual de Transplantes.

Após a doação o corpo fica deformado?

Nunca. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra. O corpo do doador fica intacto e pode ser velado normalmente.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte