Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Anatel alerta que equipamento que pirateia sinal de TV de assinatura e de streaming pode roubar dados

O aparelho pirata transmite ilegalmente o sinal das operadoras de TV a cabo por meio de aplicativos. A Anatel constatou que criminosos instalaram um programa de computador espião, que permite que eles assumam o controle e capturem informações do usuário.

Publicado

em

|Foto: G1 |
Rui Barbosa

A Agência Nacional de Telecomunicações descobriu que equipamentos que oferecem ilegalmente o sinal de TV a cabo ou de vídeo sob demanda também são usados para roubar dados dos consumidores.

Os técnicos da Anatel analisaram equipamentos de TV box não autorizados, os aparelhos piratas, oferecidos em comércios populares ou pela internet. Os técnicos simularam exatamente as condições encontradas pelo usuário.

Dr Rodrigo Dentista

O aparelho pirata transmite ilegalmente o sinal das operadoras de TV a cabo por meio de aplicativos que imitam os serviços de TV por assinatura e streaming. Quem compra esse equipamento acessa – sem pagar – conteúdos protegidos por direitos autorais, o que é crime.

A Anatel constatou que criminosos instalaram um programa de computador espião, que permite que eles assumam o controle do aparelho pirata e capturem informações do usuário, como dados financeiros, documentos e fotos.

Isso acontece porque o aparelho pirata de TV box pode acessar a rede de internet da casa do usuário, e vasculhar outros dispositivos, como computadores pessoais e celulares de qualquer pessoa da casa.

Outra possibilidade é quando a pessoa usa o próprio aparelho pirata para entrar na internet e digita as senhas dela. O aparelho pode roubar a senha.

E não é só isso. Uma vez que contaminam o aparelho pirata os criminosos também conseguem operar a distância vários equipamentos ao mesmo tempo, e usá-los como robôs para fazer ataques hackers a outros sites – públicos ou privados – congestionando e derrubando redes de telecomunicações.

Rodrigo Jonas Fragola, especialista em Segurança da Informação, diz que esse tipo de ataque, que ocorre dentro da casa da pessoa, é muito difícil de identificar: “O hacker mantém o equipamento funcionando justamente pra que você não perceba. E se ele for fazer algum ataque interno dentro da sua rede, de pesquisar fotografias, pesquisar outros equipamentos, isso pode ocorrer, por exemplo, de madrugada. Pode ocorrer, por exemplo, quando as pessoas não tão, por exemplo, assistindo um programa”.

Para combater a pirataria, a agência montou um plano de ação e vem trabalhando em conjunto com órgãos como Receita, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Nos últimos dois anos, a agência tirou mais de 1 milhão de aparelhos de TV box piratas do mercado.

A Anatel alerta para os perigos que o consumidor corre ao comprar equipamentos ilegais.

“Eles estão abrindo ali suas casas para verdadeiros ladrões que podem aí furtar seus dados pessoais e utilizar esse tipo de equipamento para fazer ataques. Quem utilizar esse equipamento, não só quem comercializa, mas também quem utiliza esse equipamento, também pode ser responsabilizado. Então, é importante que todos estejam cientes de que a utilização desse tipo de equipamento nas suas redes também pode gerar uma sanção para o usuário”, destaca Wilson Wellisch, superintendente de fiscalização da Anatel.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte