Fale com a gente
Imobiliária Maurício Vazquez

Geral

Unioeste abre ano letivo 2021 e divulga novo protocolo sanitário para atividades presenciais

Segundo a instituição, ano letivo começou nesta quarta-feira (3) nos cinco campi. Dos 65 cursos, seis retomarão o ensino presencial nesta etapa, em Marechal Cândido Rondon e Toledo

Publicado

em

| Foto: Unioeste/Divulgação|
Providência

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) começou o ano letivo 2021 nesta quarta-feira (3) nos cinco campi da instituição, nas regiões oeste e sudoeste.

De acordo com a instituição, a princípio, das 65 graduações ofertadas, seis retomam com ensino presencial nesta semana. Por isso, um novo protocolo sanitário foi divulgado.

Portal WhatsApp

Segundo a Unioeste, os cinco cursos com atividades presenciais são de Marechal Cândido Rondon, no oeste, e um é de Toledo, também na região oeste.

A princípio, conforme a universidade, os demais cursos devem retornar a partir de janeiro, inclusive, em Cascavel e Foz do Iguaçu, no oeste, e em Francisco Beltrão, no sudoeste.

Por causa do novo coronavírus, o ensino remoto foi adotado na universidade no começo da pandemia.

Retorno presencial

De acordo com a Unioeste, os servidores imunizados retornaram às atividades presenciais na segunda (1º).

Os que ainda não tomaram a segunda dose, devem retornar 30 dias após completar o ciclo vacinal.

Os alunos devem levar em consideração as ofertas deliberadas pelos colegiados de cursos de graduação.

Orientações

O protocolo determina que discentes e servidores levem em consideração:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça e demais sintomas gripais

Se esses sintomas forem identificados, alunos e professores devem se afastar das atividades presenciais, comunicando a universidade.

O tempo de afastamento levará em consideração a orientação médica.

Alimentação do ensino presencial

Segundo a Unioeste, como alguns cursos retomam o ensino presencial em Toledo e Marechal Cândido Rondon, foram estabelecidos protocolos de alimentação diferenciados para esses alunos.

Os Restaurantes Universitários (RUs) de Marechal e Toledo, que só funcionariam em fevereiro, abrirão totalmente a partir do dia 24 de janeiro, data de início das aulas em 2022.

Até que ele reabra, a instituição fornecerá refeições em marmitas para os estudantes das aulas presenciais.

Segundo a Unioeste, cada estudante terá direito a uma refeição diária e poderá se alimentar na universidade ou em casa, obedecendo os protocolos sanitários e evitando aglomerações no espaço do Restaurante Universitário.

A medida é de caráter excepcional e terminará no dia 21 de dezembro, último dia de aula em 2021.

Protocolo sanitário

O setor de Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT) da Unioeste apresentou, nesta terça-feira, novas atualizações nos protocolos de segurança contra a Covid-19.

O novo texto é uma atualização do original e reforça a necessidade do uso da máscara, distanciamento social, ventilação e correta desinfecção dos ambientes e a higienização das mãos.

Segundo o documento, o protocolo deve ser adotado com cautela por toda comunidade acadêmica.

O material está sujeito a alterações e revisões, conforme avanço nos estudos sobre a Covid-19 pela comunidade científica.

O documento tem como objetivo a proteção de toda a comunidade acadêmica, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Conforme a instituição, os protocolos levam em consideração as orientações do Ministério da Saúde, da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), da Vigilância Sanitária, da Organização Mundial da Saúde (OMS), Fiocruz e demais órgãos e instituições de pesquisa e/ou governamentais.

Desde o primeiro protocolo, a Unioeste adota as recomendações de saúde e segurança deste manual.

Reconstrução em Foz do Iguaçu

Após o temporal registrado em 23 de setembro, em Foz do Iguaçu, o campi da Unioeste precisará ser reconstruído.

Conforme a assessoria, até esta quarta-feira (3), a instituição aguardava os recursos necessários para iniciar os trabalhos de reconstrução dos telhados, principalmente, de três blocos mais prejudicados com o vendaval.

Em parceria com a prefeitura, a universidade se mobilizou para fazer rapidamente os reparos necessários nas salas cedidas ao município, para a Escola Municipal Gabriela Mistral e serviços do Plantão Covid.

Por isso, segundo a prefeitura, a escola que atende 300 alunos retomará as atividades na quinta-feira (4). O plantão retomou os serviços no local na quinta (28).

Os demais reparos, nos blocos menos atingidos, estão sendo realizados conforme a possibilidade.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte