Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Política

TSE cassa mandato de Francischini por divulgação de fake news; Elio Rusch deve assumir uma das cadeiras de Deputado Estadual

Com essa decisão do TSE, o Oeste do Paraná deve ser o maior beneficiado, já que a região deve ganhar três cadeiras, que devem ser ocupadas por Adelino Ribeiro, Nereu Moura e pelo rondonense Elio Rusch.

Publicado

em

|Foto: Dálie Felberg/Alep|
Rui Barbosa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), nesta quinta-feira (28).

Francischini foi acusado de espalhar e divulgar notícias falsas a respeito de urnas eletrônicas, nas eleições de 2018, pelas rede sociais.

Funerária Alemão

Em 2018, no dia da eleição,  Francischini fez uma “live” no Facebook alegando que parte das urnas estavam fraudadas, que não estariam permitindo o voto em Jair Bolsonaro, então candidato do PSL. 

Eleito como o mais votado da história no Paraná, ele perde o mandato que lhe foi dado por 427 mil eleitores, por disseminação de fake news. A Votação terminou em 6 x 1 pela perda do mandato.

A corte também votou pela inelegibilidade de Francischini por oito anos contados a partir de 2018, ou seja, até 2026.

Relator do caso no tribunal, Luís Felipe Salomão afirmou que as denúncias feitas por Francischini na gravação divulgada nas redes sociais são “absolutamente falsas e manipuladoras” e levaram “milhões de eleitores a erro”.

O relator destacou que o vídeo foi transmitido ao vivo e chegou a ter audiência de 70 mil pessoas. Antes de ser deletada, a gravação totalizou 6 milhões de visualizações, 105 mil comentários e mais de 400 mil compartilhamentos.

Em vídeo publicado após a decisão do TSE, Fernando Francischini afirmou que irá recorrer da decisão do TSE.

“Lamento demais essa decisão que afeta mandatos conquistados legitimamente. Vamos recorrer e reverter essa decisão no STF”, disse.

Elio Rusch na Assembleia Legislativa

Com a cassação de Fernando Francischini o TSE deve computar novamente os votos e, o Oeste do Paraná deve ser o maior beneficiado, já que a região deve ganhar três cadeiras, que devem ser ocupadas por Adelino Ribeiro, Nereu Moura e pelo rondonense Elio Rusch.

Foto: Dálie Felberg/Alep

Elio assumiu o mandato de deputado temporariamente por duas oportunidades nesta legislatura, as duas vezes substituindo a Deputada Maria Victória (Progressista), durante suas licenças maternidades. Com a decisão de hoje (28) do TSE, Elio deve assumir a cadeira de titular na Assembleia Legislativa do Paraná.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte