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Pedágio no Paraná: governo divulga projeção das tarifas que serão levadas a leilão; confira tabela por praça

A partir da projeção, vence a disputa pela concessão a empresa que oferecer maior desconto nos preços; novo modelo foi lançado, nesta quarta-feira (11), em evento com o ministro da Infraestrutura

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Imobiliária Maurício Vazquez

O Governo Federal divulgou, nesta quarta-feira (11), uma tabela com as projeções das tarifas de cada praça de pedágio que serão levadas a leilão com o novo modelo de concessões definido para as rodovias do Paraná.

O novo modelo foi apresentado em evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo governador Ratinho Junior (PSD) e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, além do secretário estadual de Infraestrutura, Sandro Alex.

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O pacote é formado por rodovias estaduais e federais. Do total de 3,3 mil quilômetros de rodovias, segundo o projeto, 65% são de rodovias federais e os outros 35% de estradas estaduais.

Para ir a leilão, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR) ainda precisa aprovar o repasse das rodovias estaduais para o Governo Federal. O projeto está sendo analisado pelos deputados e, depois, a proposta de concessão precisa passar por análise detalhada do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os novos contratos de pedágio vão ser divididos em seis lotes, que vão à leilão separadamente. A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores.

O Governo do Paraná garantiu que, no período em que os trechos ficarem sem concessão até que se conclua o processo, o estado vai garantir o atendimento em caso de acidentes.

Projeções das tarifas

O governador Ratinho Junior afirmou que o desconto em relação às tarifas atuais deve ser, em média, de 40% a 50%, a depender da disputa entre as concessionárias no leilão.

Conforme o modelo da disputa por menor preço, os valores citados como “novos” nas tabelas abaixo são referentes aos preços iniciais apresentados ao leilão. A partir deles é que as empresas candidatas apresentam propostas para abaixar os preços, e quem oferecer o menor valor, vence.

Lote 1

Imbituva:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 13,40
  • Veículos de passeio – nova: R$ 8,50

Irati:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 13,40
  • Veículos de passeio – nova: R$ 8,67

Porto Amazonas:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 15,30
  • Veículos de passeio – nova: R$ 9,28

São Luiz do Purunã:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 9,60
  • Veículos de passeio – nova: R$ 8,01

Lapa:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 15,30
  • Veículos de passeio – nova: R$ 9,08

Lote 2

Jacarezinho:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 24,40
  • Veículos de passeio – nova: R$ 8,97

Jacarezinho II:

  • Praça será criada ainda
  • Veículos de passeio – nova: R$ 8,39

Quatiguá:

  • Praça será criada ainda
  • Veículos de passeio – nova: R$ 8,29

Sengés:

  • Praça será criada ainda
  • Veículos de passeio – nova: R$ 5,35

Jaguariaíva:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 8,70
  • Veículos de passeio – nova: R$ 7,13

Carambeí:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 11,50
  • Veículos de passeio – nova: R$ 8,90

São José dos Pinhais:

  • Veículos de passeio – atual: R$ 23,30
  • Veículos de passeio – nova: R$ 15,36

Lote 3

Lote 4:

Lote 5:

Lote 6:

O que prevê o novo modelo

O novo modelo de concessão do pedágio prevê disputa pela menor tarifa, sem limite de desconto e com aporte financeiro – depósito feito pela empresa vencedora para garantir a execução das obras. quanto maior o desconto na tarifa, maior o valor a ser depositado.

Além de conceder o maior desconto, a concessionária precisa realizar um aporte financeiro (de valor proporcional ao desconto concedido) para garantir a execução das obras previstas no contrato.

Serão, segundo o modelo, três níveis de aporte:

  • R$ 15 milhões por ponto percentual de até 10%;
  • R$ 60 milhões por ponto percentual de até 17%;
  • R$ 150 milhões por ponto percentual após 10%.

Concessões

A nova concessão prevê R$ 44 bilhões em investimentos de obras em contratos de 30 anos de duração.

Seis lotes concedidos:

  • Lote 1: trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, com extensão total de 473,01 km;
  • Lote 2: trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855, com extensão total de 575,53 km;
  • Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km;
  • Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km;
  • Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km;
  • Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km.

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