Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Curso da Biolabore estimula produção de pães com adição de vegetais e redução de açúcar

Nesta prática também foram estimulados outros processos de inovação para tornar os produtos mais atrativos ao consumidor

Publicado

em

Velho Oeste

Um curso prático foi desenvolvido com quatro padarias de Cascavel e Santa Tereza do Oeste atendidas pelo projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater, via contrato da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, com a Itaipu Binacional. A atividade teve como objetivo o desenvolvimento de pães com adição de vegetais e a redução de açúcar.

O desenvolvimento e a busca incessante por um produto diferenciado resultou em seis pães de vegetais, com mandioca, abobora, batata doce, cenoura, beterraba e milho, e dois pães integrais, sendo um com farelo e adição de farinha de trigo e o outro com uma mistura pré-pronta.

Academia Meu Espaço

O treinamento contou com a presença de 15 pessoas das quatro padarias distintas, que entregam seus produtos a projetos como Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae municipal e estadual, e outros mercados.

O grupo de padarias havia se reunido pela última vez em 2020 e, desde então, devido à pandemia de Covid-19 não foram mais feitos encontros presenciais, porém, havia sido levantada a demanda por receitas inovadoras para produção de pães.

Levando em consideração a resolução nº 6 de maio de 2020, para a retirada do açúcar na alimentação escolar, foi trabalhado com algo que os próprios produtores produzem e somado a isso, a retirada do açúcar inserindo um vegetal que possa ser aliado na hora de fazer o pão crescer, dar cor, textura e a aparência, atrativo às crianças na hora do consumo.

A utilização dos vegetais também vem de encontro com o decreto 4.211, do Governo do Estado, que institui a alimentação escolar orgânica no sistema estadual de ensino fundamental e médio. O objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos das mais de 2 mil escolas estaduais. Parte da produção virá da agricultura familiar.

Considerando estes fatores, a intenção foi produzir um pão mais saudável e com valor nutricional mais enriquecedor, segundo a técnica da Biolabore Andressa Padilha Marca.

Nesta prática também foram estimulados outros processos de inovação para tornar os produtos mais atrativos ao consumidor, como explica Andressa Marca ao falar do curso.

Ótica da Visão
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte