Fale com a gente
Bonni Restaurante

Agronegócio

Parceria injeta R$ 6 milhões para ampliar presença do 5G no agronegócio paranaense

O investimento foi possível por meio da Lei da Informática e a maior parte dos recursos virá da Huawei

Publicado

em

O uso da tecnologia 5G no agronegócio é uma tendência que vai melhorar imensamente os resultados do setor que já corresponde a quase 30% do PIB do país. Imagem: This Lama / Shutterstock
Providência

Em acordo assinado na última quinta-feira (1), a Huawei, Parque Tecnológico Itaipu e Coopavel firmaram uma parceria que prevê investimentos na ordem de R$ 6 milhões para a instalação de uma antena 5G, além da criação de um espaço de coworking para desenvolvimento de soluções para o agronegócio, na área do Show Rural, no Paraná. 

A antena deve cobrir uma região de até 5Km. O objetivo é auxiliar nos testes de novos projetos que utilizam a região para o lançamento de novos produtos e serviços focados no agronegócio, tendo em vista que a feira é uma das principais vitrines do setor que mais cresce na economia brasileira. 

Charles Pinturas

Com o espaço, será possível criar soluções de monitoramento de imagens de alta definição do solo e plantações, com análises trazendo dados em tempo real, além de contribuir com o funcionamento de máquinas e equipamentos inteligentes que necessitam da tecnologia para os seus respectivos sistemas.  

Multidisciplinariedade no uso do 5G 

O investimento foi possível por meio da Lei da Informática e a maior parte dos recursos virá da Huawei.

Essa nova antena 5G é mais um passo para integrar à tecnologia ao agronegócio. Trata-se de um segmento que vem tendo resultados bem positivos nos testes, sendo um demonstrativo de que a economia brasileira se beneficiará cada vez mais com as novidades.

A tecnologia aliada à inteligência artificial já vem trazendo excelentes resultados no dia a dia operacional seja no controle de pragas, no plantio em datas corretas e também no melhor aproveitamento das condições climáticas. 

No espaço coworking, profissionais de várias áreas do conhecimento humano poderão se aproximar para o desenvolvimento de novos projetos, sendo uma verdadeira incubadora de negócios auxiliada pelo 5G. 

A ideia é fazer com que o Parque Tecnológico Itaipu seja o responsável pela seleção e incubação das startups, impulsionando a inovação na rede de cooperados que inclui 21 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, com novos projetos já sendo apresentados na edição de 2022 do Show Rural. 

No anúncio, o diretor-superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, General Eduardo Castanheira Garrido Alves, demonstrou entusiasmo com a parceria. 

“A região Oeste do Paraná possui as terras mais férteis e valorizadas do Paraná, com altos índices de produtividade. Com a inovação e a força do cooperativismo, vamos melhorar ainda mais a nossa produtividade e a rentabilidade”. 

Expectativa que se une à expertise da Huawei na tecnologia móvel 5G em um cenário positivo em prol da automação em vários setores da cadeia produtiva. 

“O agronegócio é muito relevante para o país, tem potencial de gerar modelos de negócios para a Huawei, e ainda impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, afirmou o diretor de vendas da Huawei, Francisco Menezes. 

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte