Fale com a gente
Alpha Investimentos

Geral

Brumadinho: mais de 2 anos após tragédia, locomotiva é encontrada durante buscas por desaparecidos

Ao todo, 270 pessoas morreram na tragédia em janeiro de 2019; 10 continuam desaparecidas.

Publicado

em

Locomotiva da Vale estava desaparercida desde o rompimento em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
lift training

Uma locomotiva da Vale foi encontrada durante as buscas por desaparecidos em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (1º).

Ainda não há informações sobre vítimas dentro do veículo. Dez das 270 vítimas da tragédia ocorrida em janeiro de 2019 ainda não foram encontradas.

Funerária Alemão

A barragem de Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu, matando centenas de pessoas, destruindo casas e plantações, além de interromper a captação de água no Rio Paraopeba, responsável pelo abastecimento de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Locomotiva é encontrada durante buscas em Brumadinho — Foto: Redes sociais/Reprodução
Locomotiva é encontrada durante buscas em Brumadinho — Foto: Redes sociais/Reprodução

Segundo o Corpo de Bombeiros, a locomotiva é uma peça importante nas buscas.

“Embora não esteja associada a nenhuma das joias faltantes, representa um importante avanço na inteligência e acurácia do nosso modelo preditivo, e por consequência, na localização das demais vítimas”, disse a corporação.

O trem estava sob uma profundidade de 15 metros. O veículo foi encontrado a cerca de um quilômetro e meio do ponto inicial do rompimento da barragem. As buscas seguem agora no entorno da locomotiva.

A última identificação no dia 27 de maio. Tratava-se do soldador Renato Eustáquio de Sousa, 31 anos. A identificação foi possível através de um fragmento do fêmur encontrado no dia 14 de janeiro.

De acordo com a Polícia Civil, após a localização, ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Belo Horizonte, onde passou por triagem. No dia 28 de janeiro, foi enviado para o laboratório de DNA do Instituto de Criminalística.

Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMMG), até março de 2021, 3.913 militares já atuaram, em revezamento, em atividades de campo, coordenação e de saúde em Brumadinho. As buscas tinham sido interrompidas em março por causa da pandemia, mas foram retomadas no dia 12 de maio.

Bombeiros retomam buscas às vítimas da Vale  em Brumadinho nesta quarta-feira (12). — Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Bombeiros retomam buscas às vítimas da Vale em Brumadinho nesta quarta-feira (12). — Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Ilustração dos Bombeiros marcam 839 dias de buscas pelas vítimas de Brumadinho, nesta quarta-feira (12). — Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Ilustração dos Bombeiros marcam 839 dias de buscas pelas vítimas de Brumadinho, nesta quarta-feira (12). — Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Maior operação de buscas do Brasil, em Brumadinho  — Foto: Reprodução/TV Globo
Maior operação de buscas do Brasil, em Brumadinho — Foto: Reprodução/TV Globo

Farmasi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte