Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Agricultores antecipam colheitas de hortaliças e cobrem produção para tentar reduzir prejuízos com a geada

Produtor de hortaliças de Londrina, no norte do Paraná, reduziu o número de colheitas da semana e armazena vegetais em câmara fria para evitar perdas. Em Apucarana, pés de café estão sendo enterrados

Publicado

em

|Foto: Reprodução/RPC|
Rui Barbosa

Produtores rurais do Paraná começaram a preparar as plantações para tentar amenizar possíveis novos estragos que poderão acontecer com uma nova onda de frio que deve chegar ao estado na quarta-feira (28).

Na região norte do estado, o produtor de hortaliças de Londrina, Eduardo Gomes de Oliveira, reduziu o número de colheitas previstas para a semana. Ao invés de três, fará apenas uma, tendo que atender todos os clientes. Os produtos colhidos serão armazenados em câmara fria.

Portal Facebook

“Vai chegar do mesmo jeito, fresquinha. Armazenamos com cuidado para não quebrar as folhas. Como guardamos na câmara fria, o alface não vai ter diferença nenhuma”, disse o produtor rural.

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão de frio irá se prolongar entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, provocando quedas de temperaturas entre 6ºC e 4ºC. Há previsão de geada para todo o estado com intensidade variando de moderada a forte.

Há quase um mês, a plantação, que ainda estava em desenvolvimento, foi atingida pela geada, que segundo os meteorologistas não foi tão forte quanto a que está sendo prevista para esta semana. Na época, 40% da lavoura foi perdida.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“A previsão é que essa geada seja mais forte, mais severa. Uma parcela a gente consegue salvar e depois recuperar. Mas, não é 100%”, explicou Oliveira.

As hortaliças que não estão prontas para serem colhidas, serão protegidas. É o caso do espinafre, por exemplo. Uma lona será jogada por cima na tentativa de evitar que as folhas fiquem molhadas, seja por conta da chuva prevista para esta terça-feira, ou pelo orvalho no dia em que a geada se formar. As folhas molhadas congelam mais rápido, estragando a produção.

“As hortaliças que vou proteger não podem pegar chuva e nem geada para que esse processo funcione. Elas também não podem suar, porque se a noite elas estiverem úmidas, poderão congelar de madrugada”, afirmou o produtor de hortaliças.

Nesta terça-feira, a previsão indica que a temperatura máxima em Londrina pode ser de 30°C. Por esse motivo, o produtor vai ter que conferir as plantas que foram cobertas contra a chuva na manhã de quarta-feira, porque o abafamento também pode prejudicar as hortaliças.

Enquanto nesta terça-feira as temperaturas são altas, na quarta-feira a mínima despenca para 4°C e na quinta-feira (29) pode chegar a zero.

Em uma fazenda em Apucarana, também no norte do Paraná, a solução encontrada pelos produtores de café também foi de cobrir a plantação, mas com terra. Os pés mais novos são enterrados para sobreviverem ao frio.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte