Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Pato Bragado promove oficina e incentiva a produção de hortaliças, plantas aromáticas e condimentares

Iniciativa da Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente e Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu foi realizada no dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho

Publicado

em

Academia Meu Espaço

Moradores dos bairros Mutirão, Alvorada, Loteamentos Portal e Social de Pato Bragado vivenciaram no sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a experiência de juntos participarem da Oficina de Hortas Comunitárias, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Projeto Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território e Gestores Municipais de Educação Ambiental (Gemea).

A oficina contou com oito horas de duração, de conteúdo teórico e prático em área de propriedade do município, no Loteamento Portal, situado ao lado dos bairros.

Müller Contabilidade

“Temos uma área que não é muito grande, mas que é providencial para que seja usada como horta e é muito bom saber que existem pessoas que vão cuidar desse local e produzir alimentos para consumo próprio e saudável”, afirma o prefeito Leomar Rohden, o Mano.

A abordagem dos assuntos foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste, Vinícius Mattia sobre a produção de mudas, preparo de canteiros, espaçamento, adubação, irrigação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, cobertura de solo e demais tratos culturais específicos para cada cultura.

“É muito bom saber que existem pessoas que vão produzir alimentos para consumo próprio e saudável”, afirma o prefeito Mano

A secretária de Agricultura, engenheira agrônoma, Jaqueline Vanelli declara que foram disponibilizadas 15 vagas e as famílias participantes tiveram a oportunidade de cultivar diversas espécies de hortaliças, plantas condimentares e aromáticas para autoconsumo, levando em consideração práticas sustentáveis de produção como o uso de fertilizantes orgânicos, cobertura do solo.

“A intenção foi promover a saúde, estimulando a produção agroecológica para o autoconsumo, melhorando a dieta alimentar que será livre de agrotóxicos”, frisa.

Os participantes não tiveram custos, pois todas as despesas como os materiais de insumo (sementes, adubos, ferramentas, entre outros) e monitor, que foram custeadas por meio desse convênio.

Jaqueline Vanelli: “Intenção foi promover a saúde, estimulando a produção agroecológica para o autoconsumo livre de agrotóxicos”

Foram seguidas todas as medidas de segurança pública, preconizadas pelos órgãos governamentais contra a Covid-19.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte