Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Denúncia aponta que vacinas da Pfizer ficaram fora da geladeira, em Cascavel

De acordo com o secretário de saúde, das mais de 10 mil doses que chegaram, 282 doses ficaram na caixa

Publicado

em

| Foto: Arquivo |
Gramado Presentes

O secretário de Saúde do município, Miroslau Bailak, falou na tarde desta quarta-feira (30) sobre os 47 frascos contendo 282 doses do imunizante da Pfizer, que chegaram ao Centro de imunização de Cascavel no dia 18 de junho, mas por falha humana foram esquecidas na caixa térmica durante o fim de semana.

Segundo informações repassadas à reportagem, somente no dia 21 de junho os funcionários viram os frascos nas caixas.

tryideas

De acordo com o secretário de Saúde, das mais de 10 mil doses que chegaram, 282 doses, 47 frascos de 6ml foram deixadas na caixa de transporte.

O protocolo é de que as vacinas sejam armazenadas em geladeiras reservadas exclusivamente para este tipo de medicamento, já que precisam ser mantidas entre 2 e 8°C.

O aviso sobre a quebra do protocolo no armazenamento da vacina já foi encaminhado ao Ministério da Saúde, para saber quais procedimentos devem ser adotados, tanto no manuseio das doses, quanto na conduta do servidor.

De acordo com a diretora da 10° Regional de Saúde, Lilimar Regina Mori, disse que o momento acaba dando margem a erros, como o que aconteceu neste caso, mas os responsáveis devem ser punidos.

Miroslau explicou que, agora, aguardam uma reposta do Programa Nacional de Imunização para saber quais medidas serão tomadas.

“Colocaram as vacinas na geladeira apropriada e através de um documento avisaram a regional de saúde, seguindo um protocolo que avisa a secretária de Saúde do Estado e também o Programa Nacional de Imunização. É por meio do Ministério de Saúde que vão avaliar a situação, se houve possibilidade de perda dessas vacinas e vão responder qual atitude deve ser tomada,” explicou.


Com informações de Catve

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte