Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Regional de Saúde de Toledo tem 58 pessoas aguardando vaga de internamento para tratar Covid-19

Em torno de 27 pacientes aguardam internamento na UTI e 31 lutam por uma simples vaga de enfermaria

Publicado

em

|FOTO: © Aline Jasper/UEPG|
Gramado Presentes

A 20ª Regional de Saúde de Toledo, que compreende os municípios de Assis Chateaubriand, Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi está com sua taxa de ocupação da UTI em 100%.

De acordo com o boletim divulgado ontem (19), há 58 pessoas aguardando vagas em um leito de hospital. Desses, em torno de 27 pacientes aguardam internamento na UTI e 31 lutam por uma simples vaga de enfermaria.

Dr Guilherme Dentista

No boletim, a equipe da 20ª Regional informa que, no cenário atual, logo que um leito de UTI é liberado, um novo paciente é internado nele. Quando o hospital está preparando o leito para um paciente, outro está aguardando na fila para conseguir uma vaga também.

Os números da Macrorregional Oeste apontam 142 pacientes aguardando para receberem os cuidados médios da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e 84 esperam um leito de enfermaria.

A Macrorregional Oeste inclui as regionais de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo

Nesta semana, a equipe de redação do Portal Rondon conversou com Alberi Locatelli, o diretor da Regional de Saúde para saber como está a questão de medicamentos e oxigênio que precisam ser disponibilizados aos pacientes. Ele informou que vários serviços procuram por medicamentos e a Secretaria de Estado da Saúde tem enviado enviado remédios principalmente para as UTIs, onde estão os pacientes de casos mais graves.

“O governo do Paraná, através da Sesa busca medicamento junto aos laboratórios que produzem, porém não consegue em grandes quantidades”, disse ele.

A grande preocupação dos governantes é encontrar maneiras de baixar o número de pessoas infectadas que, consequentemente, diminuirão os casos em que é necessário internamento.

“Se não baixarmos os números de pacientes que precisam ser entubados, não teremos medicamentos suficientes. Não conseguiremos suprir a demanda, que está em constante crescimento e fora de controle”, alertou.

O diretor disse ainda que nesse momento vê apenas duas formas de prevenção que podem ser mais eficazes: a vacina, que ainda é distribuída em quantidades pequenas e as medidas que devem ser adotadas pela população diariamente.

“O percentual da população vacinada ainda é muito baixo. Precisamos ter cuidados extremos com uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, evitar todo tipo de “reuniões” que geram aglomerações. Os pacientes com Covid-19 ou pessoas com suspeita de terem contraído o vírus devem ficar em isolamento. Enfim, precisamos mais do que nunca que a população colabore”, reforça.

Quanto ao oxigênio, Alberi comenta que ainda não houve falta na Regional. Porém, a preocupação não é apenas o oxigênio, mas os próprios cilindros, pois, os casos em que o elemento é necessário aumentaram muito.

O boletim da taxa de ocupação de leitos é atualizado diariamente. As informações foram obtidas até as 9 horas de ontem (19).

Portal Rondon

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte