Fale com a gente
Clube Náutico

Política

Câmara dos Deputados registra 729 casos de Covid-19; parlamentares são 12% dos infectados

Mais da metade dos contaminados, 56%, é de servidores efetivos ou terceirizados, como garçons e funcionários da limpeza. Senado não divulgou dados.

Publicado

em

Agentes do Departamento de Polícia Legislativa, com a ajuda dos Fuzileiros Navais, descontaminam o plenário da Câmara dos Deputados; em imagem de arquivo — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Gramado Presentes

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Câmara dos Deputados registrou 729 casos de infecção pelo novo coronavírus. Do total, 12% são deputados federais (88). A maioria dos contaminados, 34%, é de servidores efetivos. Nesta sexta-feira (19), via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Ainda segundo o levantamento, 248 servidores concursados da Casa e 159 terceirizados tiveram Covid-19 (56%). O grupo inclui garçons, copeiras e funcionários da limpeza. Além disso, 133 secretários parlamentares e outros 101 funcionários com cargos de confiança se infectaram.

lift training

A reportagem também questionou o Senado Federal sobre o total de caso, mas a assessoria do órgão não divulgou os dados. “O Senado não tem como praxe a divulgação de balanço de casos de Covid-19 entre os seus servidores, colaboradores e parlamentares. O controle do quantitativo de casos pela infecção no Distrito Federal é de responsabilidade da Secretaria de Saúde”, diz trecho do comunicado.

Nesta quinta-feira (18), a sessão plenária da Câmara dos Deputados ficou sem o serviço de locução e comentários, que sempre acontece durante a transmissão. Um funcionário que trabalha na cabine de locução testou positivo para a doença.

Todos que trabalham no local tiveram que ser afastados e o local foi fechado para descontaminação.

No mesmo dia, o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu restringir por duas semanas a presença física de parlamentares e funcionárias, diante do agravamento da pandemia. O ato foi publicado no Diário Oficial da Casa.

“As sessões da Câmara dos Deputados e as reuniões das comissões vão ser realizadas com a presença física exclusivamente dos respectivos presidentes, líderes e servidores em serviço.”

Câmara dos Deputados registra 729 casos de Covid-19; parlamentares são 12%  dos infectados | Distrito Federal | G1

Senado Federal

Também nesta quinta-feira (18), médicos declaram a morte cerebral do senador Major Olimpio (PSL-SP). A informação foi confirmada pelos familiares. Ele tinha 58 anos e estava internado em São Paulo desde o dia 3 de março para tratamento da Covid-19.

Ele é o terceiro senador vítima da Covid-19. Antes, morreram Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em outubro do ano passado; e José Maranhão (MDB-PB), aos 87 anos, em 8 de fevereiro.

Assessores do gabinete de Major Olimpio também contraíram a doença. Um deles é o jornalista Diego Freire de 33 anos, que foi internado no mesmo dia que o parlamentar. Ele está em estado grave em um hospital particular Brasília.

Aglomeração

Apesar da alta de casos, houve aglomerações, em fevereiro, no Congresso. Vídeos feitos por visitantes mostram longas filas de pessoas que vieram do país inteiro para se reunir com parlamentares em Brasília.

A situação se repetiu duas semanas depois. À época, a Câmara disse que as filas foram causadas por uma “demanda excepcional e não prevista”.

“Não têm, portanto, relação com o retorno gradual do trabalho presencial dos funcionários e servidores da Casa, que possuem identificações funcionais específicas e não precisam passar por controles de acesso”, disse a Casa, em nota, à época.

Com informações/G1

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte