Fale com a gente
Tic Tac

Agronegócio

Inoculação pode proteger a soja contra crestamento foliar

Atualmente não há cultivares de soja resistentes ao CLB e os fungicidas estão se tornando menos eficazes

Publicado

em

|Foto: PixaBay|
Providência

Relatada em três grandes países produtores de soja na América do Sul (Argentina, Brasil e Paraguai), a queima das folhas de Cercospora (CLB) é uma ameaça global para a soja. CLB causa lesões roxas escuras nas folhas e desfolha prematura, o que pode diminuir a produção de soja. A doença conhecida como “crestamento foliar de cercospora”, causada por C. kikuchii, é considerada uma doença de final de ciclo e pode causar reduções de rendimento em mais de 20%. Além disto, o fungo causa a mancha púrpura na semente, reduzindo a qualidade e a germinação.

Atualmente não há cultivares de soja resistentes ao CLB e os fungicidas estão se tornando menos eficazes à medida que a doença desenvolve resistência e uma das formas de combate é desenvolver variedades de soja resistentes.

Funerária Alemão

Graças a uma colaboração entre cientistas do Japan International Research Center for Agricultural Sciences no Japão e da National University of Northwestern Buenos Aires e do National Institute of Agricultural Technology do Brasil, um método de inoculação pode identificar a resistência contra um dos Patógenos CLB.

“Desenvolver uma inoculação para esta doença foi difícil, mas finalmente desenvolvemos o protótipo deste método”, explicou Takeshi Kashiwa. Seu método usa apenas folhas para inoculação, o que dá uma grande vantagem para a triagem de materiais genéticos de soja por meio de pequenos delineamentos experimentais.

“O método pode ajudar os criadores a selecionar candidatos para material genético contra a doença”, disse Kashiwa.  “O Uso de Inoculação de Folha Desanexada para Seleção de Resistência de Cercospora kikuchii em Genótipos de Soja”, foi publicado no PhytoFrontiers.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte