Fale com a gente
SF CONSTRUTORA TOPO ABSOLUTO TOPO 2

Agronegócio

Irregularidade de chuvas preocupa produtores de soja e milho no Paraná

Segundo relatório do Deral, na semana encerrada nesta segunda-feira (13), 71% das lavouras de soja no Paraná estavam em boas condições

Publicado

em

|Foto: PixaBay|
Farmasi

O plantio da safra de grãos 2021/22 está concluído no Paraná e o produtor deve acompanhar agora o desenvolvimento das lavouras.

Segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, na semana encerrada nesta segunda-feira (13), as condições das lavouras de soja eram: boas (71% ante 90% na semana anterior); médias (23% ante 9%) e ruins (6% ante 1% na semana anterior). As plantações da oleaginosa no Paraná estão nas seguintes fases: desenvolvimento vegetativo (38% ante 55%); floração (46% ante 35%) e frutificação (16% ante 9%).

Funerária Alemão

Quanto ao milho verão, as condições das lavouras são: boas (77% ante 90% na semana anterior); médias (20% ante 9%) e ruins (3% ante 1%). O Deral informou, ainda, as fases das plantações de milho: desenvolvimento vegetativo (26% ante 71% na semana anterior); floração (43% ante 48%) e frutificação (30% ante 13%).

De acordo com o técnico Bruno Vizioli, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, por causa das condições climáticas, a soja está sendo empurrada para uma situação não tão agradável economicamente para o produtor. 

“Neste momento está chovendo, mas um volume abaixo do previsto e que não é suficiente para reverter os impactos”, diz.

Segundo Vizioli, mas importante do que um bom volume de chuvas, especialmente na fase de floração e enchimento de grãos, é a distribuição das precipitações. “Em novembro, por exemplo, nós tivemos um volume até inferior ao histórico, mas as chuvas foram bem distribuídas”, conta.

Dr Rodrigo Dentista
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte