Fale com a gente
Alpha Investimentos

Saúde

Covid: Sertanópolis devolve 350 doses de vacina por falta de procura, diz prefeitura

Segundo a prefeitura, com baixa demanda, doses foram encaminhadas de volta à 17ª Regional de Saúde; se falta de procura continuar, outras 500 doses da Pfizer precisarão ser devolvidas

Publicado

em

| Foto: Getty Images via BBC|
Rui Barbosa

A Secretaria de Saúde de Sertanópolis, no norte do Paraná, devolveu 350 doses da vacina contra a Covid-19 por falta de procura dos moradores. As doses da Pfizer foram encaminhadas de volta à 17ª Regional de Saúde na segunda-feira (6).

De acordo com a prefeitura, a medida foi adotada devido a baixa procura pela imunização, principalmente para a dose de reforço da população idosa e da segunda dose da população de 18 a 59 anos.

Müller Contabilidade

O município informou ainda que se a procura não aumentar nesta semana, a prefeitura terá que devolver mais 500 doses da vacina Pfizer.

“Estamos abrindo a vacinação quatro vezes na semana, para que a população tenha tempo de ir até o local da vacinação. Mesmo assim, essa semana a gente teve dias de não vacinar nem 30 pessoas. Se esse quadro não mudar, se as pessoas não entenderem que as pessoas precisam se vacinar e que a vacina é segura, Sertanópolis terá que devolver mais doses para a 17ª Regional de Saúde”, contou a diretora de Saúde de Sertanópolis, Daiany Levistky.

Sertanópolis

Segundas doses atrasadas

  • 196 pessoas: Coronavac
  • 380 pessoas: Astrazeneca
  • 920 pessoas: Pfizer

Não tomaram dose de reforço

  • 2.118 pessoas (desse total, 2 mil são idosos)

O chefe da divisão de vigilância da 17ª Regional de Saúde, Felipe Assan Remondi, informou que alguns municípios manifestaram interesse em receber essas vacinas para ampliar a cobertura vacinal.

“O imunizante da Pfizer, após ser descongelado, tem a validade de 30 dias, e o quantitativo que o município recebe é planejado com base nas vacinações anteriores. Então a medida que você vai se aproximando dessa data de vencimento pelo descongelamento, é muito positivo que o município faça contato com a regional para evitar a perda dessas doses”, explicou.

Segundo o chefe ainda, os municípios de Cambé, 1º de Maio e Porecatu também indicaram a necessidade de devolver doses da Pfizer por causa da baixa demanda.

Ortho Evidence Odontologia
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte