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Obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai atingem 71,5% de execução

Mastro principal na margem brasileira está pronto, com 190 metros de altura, enquanto o mastro principal na margem paraguaia avança para 175 metros. Obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), por meio de parceria entre Governo do Paraná, Itaipu Binacional e o Governo Federal

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|Foto: DER|
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A obra da Ponte da Integração Brasil-Paraguai registra um marco neste mês de outubro, que é a finalização do mastro principal na margem brasileira, em Foz do Iguaçu (Oeste), com um total de 190 metros de altura, da fundação ao topo, e com todos os tubos forma e protensões das paredes concluídas. A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), por meio de parceria entre Governo do Paraná, Itaipu Binacional e o Governo Federal.

Até o momento 71,5% da obra foi executada, com investimento de aproximadamente R$ 166 milhões. Essas informações e mais detalhes estão disponíveis no boletim informativo da obra, publicado mensalmente no portal do DER/PR e encaminhado como uma newsletter por e-mail para quem se inscrever.

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Ainda na margem brasileira, foi posicionada a aduela metálica 6.03 sobre o Rio Paraná, e tensionados os estais (ou cabos de estaiamento) da aduela metálica 6.02 e o segundo par de estais de retaguarda engastados na caixa de equilíbrio da ponte.

Em Presidente Franco, margem paraguaia da obra, o mastro principal deve atingir os 175 metros de altura, com os trabalhos permanecendo concentrados na câmara de estais. Também foram tensionados o primeiro par de estais da retaguarda e os estais da aduela metálica 5.01, com a aduela metálica 5.02 devendo ser posicionada ainda este mês no vão-livre da ponte.

Enquanto isso, no canteiro de obras em ambos os países, prossegue a pré-montagem de mais aduelas metálicas, que vão compor o tabuleiro da ponte, por onde passarão os veículos.

ESTRUTURA

A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Sua estrutura será maior que a primeira ponte de ligação ao Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade, e se localiza a cerca de 10 quilômetros de distância desta.

PERIMETRAL LESTE

Na obra de implantação da rodovia de acesso entre a ponte e a BR-277, em Foz do Iguaçu, foram executadas mais estacas raiz nos viadutos da Avenida General Meira e da BR-469, enquanto no viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves o encontro 01 está concluído, e o encontro 02 está em sua penúltima etapa. Também tiveram início os serviços de supressão vegetal nos locais onde serão executadas as novas aduanas.

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