Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Economia

Mercado financeiro sobe estimativa de inflação para 6,88% em 2021 e vê alta maior do juro

Expectativa de expansão do PIB permaneceu estável em 5,3% para este ano. Previsões fazem parte do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central.

Publicado

em

Loja Californiana

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação em 2021 pela décima oitava semana seguida, ao mesmo tempo em que passaram a ver uma alta maior da taxa básica de juros da economia, a Selic.

As previsões do mercado constam no relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Banco Central (BC). Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Müller Contabilidade

Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para este ano subiu de 6,79% para 6,88%.

O centro da meta de inflação, em 2020, é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. Com isso, a projeção do mercado fica cada vez mais acima do teto do sistema de metas.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia.

Em 2020, pressionado pelos preços dos alimentos, o IPCA ficou em 4,52%, acima do centro da meta para o ano, que era de 4%, mas dentro do intervalo de tolerância. Foi a maior inflação anual desde 2016.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte