Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Granja Canguiri passa por reforma para abrigar a Escola Agrícola 4.0

Ex-residência oficial dos governadores paranaenses, imóvel passará por melhorias estruturais para abrigar atividades voltadas à inovação no ensino técnico agrícola. Propriedade dará suporte às disciplinas do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, que fica nas proximidades.

Publicado

em

Granja Canguiri. Foto:Alessandro Vieira/AEN
Academia Meu Espaço

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (7) uma reforma na Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores paranaenses, para adaptar a estrutura que abrigará o projeto da Escola Agrícola 4.0. Presente no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a proposta é que o local se torne referência no ensino técnico agrícola do Estado, dando suporte às atividades do Centro Estadual de Ensino Profissional (CEEP) Newton Freire Maia.

Em julho do ano passado, o governador autorizou a transferência do imóvel para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para iniciar a implantação do projeto. A reforma, que está sob responsabilidade do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vai oferecer a estrutura necessária para as atividades de inovação. “Cumprimos uma promessa de campanha de acabar com as mordomias e estamos transformando um imóvel que era de uso apenas dos antigos governadores em um espaço importante para desenvolver a inovação e a formação dos nossos jovens”, afirma o governador.

Alpha Investimentos

A ideia é que com a inclusão de disciplinas voltadas para a área tecnológica e de sustentabilidade, o Newton Freire Maia se torne o primeiro Centro de Tecnologia do Estado (Cetec), funcionando como um laboratório de práticas que podem ser replicadas nos outros colégios agrícolas do Paraná “O Estado é referência mundial na produção de alimentos. Investir desde cedo na qualificação dos profissionais que estarão no mercado de trabalho em alguns anos é fazer com que a agricultura paranaense se torne cada vez mais moderna, produtiva e sustentável”, destaca Ratinho Junior.

A propriedade, localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, conta com uma área de 27 mil metros quadrados, com diferentes construções, incluindo a residência principal, a do caseiro, refeitório e alojamento. Em seus limites estão outros imóveis do Estado, como o próprio CEEP, o Parque da Ciência Newton Freire Maia e o Centro Estadual de Referência em Agroecologia, braço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

O investimento na reforma é de R$ 482 mil, incluindo reparos na residência e nas estruturas anexas. A obra contempla serviços de engenharia no pórtico, no acesso à casa, na guarita, na casa de apoio e na principal, além de melhorias na sala de informática, na caixa d’água e na passarela do Parque da Ciência. O prazo de conclusão é de 150 dias.

“Trabalhamos para proporcionar ambientes adequados para o fortalecimento do ensino profissional no Estado. Com a melhoria dos espaços, asseguramos as condições para concretizar a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O Canguiri é um marco na educação para as futuras gerações do Paraná”, afirma o diretor-presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno.

CENTRO DE TECNOLOGIA 

Além das disciplinas já trabalhadas no colégio, o Newton Freire Maia contará com atividades relacionadas às áreas de energias renováveis, reaproveitamento de água e soluções para atividades agrícolas em pequenas áreas, como hortas urbanas, cultivo protegido e aquaponia (produção de peixes em estufas, em consórcio com hortaliças).

Para isso, projetos futuros incluem outras readequações, com a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados, sistemas para o uso e reúso da água da chuva e instalação de novas estufas na área. Outro projeto, que está em tramitação na Fundepar, prevê melhorias na estrutura do CEEP, com a construção de novas salas de aula e ampliação dos alojamentos e do refeitório, já prevendo o aumento no número de vagas na unidade.

O CEEP Newton Freire Maia conta atualmente com cerca de 550 alunos de 26 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral. Entre estes, 150 são internos – aqueles estudantes que vêm de cidades mais distantes e moram no local. O colégio oferece formação técnica em Meio Ambiente, Agropecuária e Sistemas de Energias Renováveis.

“Temos uma lista de espera de aproximadamente 200 alunos, por isso queremos ampliar as nossas instalações para aumentar a oferta de vagas, além de poder incluir novos cursos na matriz curricular”, conta o diretor do CEEP, Edson Blum. “Com essa reforma e outros projetos que estão engatilhados, poderemos dar início às novas atividades do colégio. Vamos utilizar a estrutura que já temos agregada às tecnologias para transformar esse local em um espaço de inovação”, acrescenta.

Carlos Massa Ratinho Junior, Fundepar, Escola Agrícola 4.0 no Paraná, Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, Governo do Paraná

Com informações de AEN

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte