Fale com a gente
Expo Rondon 2024

Agronegócio

Porto de Antonina faz exportação inédita de pellets de cana

O destino da carga é o Porto de Imminghan, no Reino Unido. A biomassa geralmente é utilizada como biocombustível em substituição ao carvão na geração de energia.

Publicado

em

| Foto: Porto do Paraná/Antonina |
Farmasi

Mais uma operação inédita está sendo realizada no Porto de Antonina. A empresa arrendatária e operadora, Terminais Portuários da Ponta do Félix (TPPF), está embarcando 22 mil toneladas de pellets de cana a granel.

O destino da exportação é o Porto de Imminghan, no Reino Unido. A biomassa geralmente é utilizada como biocombustível em substituição ao carvão na geração de energia.

Ótica da Visão

O navio ES Kure, que vai levar a carga até a Inglaterra, chegou no último dia 21. A previsão é que a operação, que teve início na mesma data, seja concluída neste final de semana.

| Foto: Porto do Paraná/Antonina |

“Este ano, em janeiro, embarcamos cerca de 19 mil toneladas do mesmo produto, aqui no berço 204 em Paranaguá. É uma satisfação muito grande ver que os portos do Paraná estão sendo cada vez mais atrativos para os novos produtos e novos mercados”, afirma o diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia

O produto do bagaço da cana veio do interior paulista e é resíduo de usinas de produção de açúcar e etanol. O procedimento de embarque é o mesmo utilizado para embarcar o farelo de soja pelo terminal.

“Para a operação, o TPPF utiliza contêineres especiais com aberturas laterais, acionadas quando o contêiner chega ao fundo do porão do navio. Essa operação mantém a hermeticidade do produto durante o transporte do armazém até o cais, promovendo o maior cuidado com o meio ambiente”, explica o presidente Gilberto Birkhan.

De acordo com a empresa, a carga abre mercado para novas exportações de pelo terminal que está adaptado para receber e operar cargas especiais.

Segundo nota da operadora, a tendência do mercado de exportação de subprodutos da cana é de crescimento, já que a estimativa de produção da safra de cana 2020/2021 é 3,5% maior do que no ano anterior. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção esperada é de 665,105 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no Brasil.

Com informações de AEN PR

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte