Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agronegócio

JBS se compromete a zerar a emissão de gases do efeito estufa até 2040

A companhia, por meio do programa “Net Zero”, declarou que irá reduzir a intensidade de emissões diretas e indiretas dos gases e compensar a geração residual em toda a sua cadeia produtiva

Publicado

em

JBS quer zerar o balanço de suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2040, segundo anúncio da empresa. — Foto: Paulo Whitaker/Reuters
Loja Californiana

A JBS quer zerar o balanço de suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2040, segundo anúncio da empresa na terça-feira (23).

A companhia se comprometeu, por meio do programa “Net Zero”, a reduzir a intensidade de emissões diretas e indiretas dos gases e compensar a geração residual.

Alpha Investimentos

Outras fornecedoras de carnes no Brasil também possuem programas de redução da emissão dos gases do efeito estufa (veja mais ao fim da reportagem).

As metas incluem toda a cadeia de produção, nas unidades da América do Sul, América do Norte, Europa, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

A JBS informou que assinou a iniciativa Ambição Empresarial pelo 1,5°C, do Pacto Global das Nações Unidas, que mobiliza as empresas para que adotem metas para menor emissões de gases de efeito estufa, impulsionando a transição rumo a uma economia de baixo carbono.

A empresa, que se comprometeu a divulgar atualizações do avanço do objetivo, publicou algumas metas:

  • Até 2030, reduzir em pelo menos 30% suas emissões de escopos 1 e 2, em comparação com as do ano de 2019;
  • Investir US$ 1 bilhão na próxima década em soluções que visem diminuir a produção de carbono em suas operações;
  • Zerar o desmatamento em sua cadeia de fornecimento global até 2035 e investir em reflorestamento;
  • Converter toda a operação para 100% de eletricidade renovável até 2040;
  • Trabalhar com pesquisa e desenvolvimento para implementar soluções de mitigação das emissões;
  • Oferecer remuneração variável aos altos executivos da empresa atrelada as metas das mudanças climáticas.

“As mudanças climáticas são o grande desafio do nosso tempo e devemos agir com urgência para combater seus efeitos negativos”, afirmou o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni.

“A agropecuária pode e deve ser parte da solução climática global. Acreditamos que, por meio de inovação, investimento e colaboração, o Net Zero está ao nosso alcance”, declarou.

Além da JBS, outras empresas fornecedoras de carne possuem programas voltados para a redução da emissão dos gases do efeito estufa, mas não divulgaram uma meta para zerá-la.

É o caso da Marfrig, que aplica conceitos de carne carbono neutro e carne de baixo carbono, desenvolvidos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em alguns sistemas de produção.

A Minerva também se compromete a reduzir as emissões e, segundo dados da empresa, apenas no Brasil, já foi alcançada a diminuição de 61% delas e considerando as unidades em outros países a queda é de 41%.

Outra concorrente da JBS, a BRF é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que usa ferramentas de cálculo para estimar as emissões de gases do efeito estufa, com objetivo de proporcionar instrumentos e padrões a níveis internacionais de contabilização destas emissões.

FONTE: G1

Ótica da Visão
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte