Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Geral

RCD Cidades mostra como os municípios podem ser mais transparentes

Programa de entrevistas da Rede Cidade Digital, que vai ao ar na próxima quinta-feira (25), às 10 horas, traz o exemplo da cidade mais transparente de Santa Catarina

Publicado

em

Djenifer Becker Osteopata

As inovações que fazem de Criciúma o município mais transparente de Santa Catarina serão apresentadas no RCD Cidades, nesta quinta-feira (25), o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor da RCD, José Marinho, que vai ao ar ao vivo, às 10 horas.

O diretor de TI de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, é o convidado do programa que visa trazer informações e subsídios aos gestores públicos do país interessados em desenvolvimento socioeconômico através do uso de tecnologia.

Academia Meu Espaço

Criciúma está entre as 10 cidades mais transparentes do país. O município recebeu a nota 9.95 na segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), em 665 municípios com mais de 50 mil habitantes.

O Portal da Transparência (transparencia.criciuma.sc.gov.br) foi repaginado em 2019 e conta com tutorial, glossários e acessibilidade. De acordo com o diretor de TI, o diferencial de Criciúma não está só na transparência passiva, aquela obrigatória por lei, mas a transparência ativa, que abrange todas as informações que o município acha relevante para o seu cidadão.

“Dentro do setor de TI temos uma área exclusiva para a transparência, o nosso funcionário Alexandre de Assis Ferreira é o responsável 100% por esse trabalho. Além disso, não priorizamos somente o portal, mas um todo. Por exemplo, criamos a plataforma Minha Vacina, que o cidadão pode ter acesso à quantidade de vacinas que foram disponibilizadas, quantas foram aplicadas e quais os grupos que estão recebendo as doses. Todas nossas plataformas estão integradas ao Portal da Transparência”, explicou.

Com a pandemia acelerando o processo de transformação digital das cidades, o diretor de TI ressalta ainda que o caminho para implantação de uma cidade inteligente passa por departamentos de tecnologia bem estruturados e inseridos de forma estratégica na administração municipal.

“Com profissionais muito bem capacitados, comprometidos, que não sejam somente no operacional, mas que trabalhem a TI de forma estratégica, como uma provedora de soluções”, observa. “Quando a gente fala em transformação digital, a gente precisa entender que ela envolve processos, pessoas e tecnologia. Primeiro tenho que ter pessoas comprometidas dentro do governo, segundo nós precisamos ter processos muito bem definidos e estruturados, aí sim consigo aplicar tecnologia para alcançar um resultado satisfatório”, finaliza Pavan.

Inscrições abertas: Para participar ao vivo do RCD Cidades, é preciso inscrever-se gratuitamente pela plataforma: http://sympla.com.br/rcd . “O programa é feito especialmente para inspirar, contribuir e levar o máximo de informações e conhecimentos que impactem positivamente na formulação de políticas públicas. O foco deve ser sempre no cidadão e na melhoria na qualidade de vida, tornando cada localidade no melhor lugar do mundo para se viver”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte