Fale com a gente
Alpha Investimentos

Saúde

CAPS rondonense promove a 1ª mesa-redonda da campanha “Junho – Paraná Sem Drogas”

Ação integra a campanha desenvolvida pelo governo do estado.

Publicado

em

FOTO: Assessoria
Farmasi

O CAPS I Laços de Amor (Centro de Atenção Psicossocial), de Marechal Cândido Rondon, realizou na quinta-feira (20), a 1ª mesa-redonda no âmbito da campanha “Junho – Paraná Sem Drogas”, que é uma iniciativa do governo do estado. A mesa-redonda aconteceu no período da tarde, no auditório da prefeitura.

A psicóloga Fabiana da Costa Oliveira, do CAPS AD de Cascavel, trouxe informações sobre a sua experiência de 25 anos em saúde mental. O evento enfatizou a importância do apoio aos pacientes e familiares, além da continuidade no tratamento para enfrentar a dependência química.

Müller Contabilidade

O secretário municipal de Saúde, Leandro Dalamaria, e a equipe de profissionais do CAPS I, também estiveram presentes.

Grupo terapêutico

Há três anos, o CAPS I conta com o Grupo Terapêutico de Redução de Danos, por meio do qual assiste pacientes usuários de álcool e de drogas. Sob coordenação de profissionais de saúde mental, o grupo semanal oferece um ambiente seguro para compartilhar experiências e aprender estratégias de redução de danos.

O progresso tem sido significativo: em 2022, foram realizados 31 encontros com a participação de 298 pacientes; em 2023, houve 30 encontros com 383 pacientes; e em 2024, foram realizados 16 encontros com 131 pacientes. O grupo tem desempenhado um papel essencial no apoio e na recuperação dos pacientes, proporcionando um espaço dedicado à aprendizagem e ao suporte mútuo.

Reconhecendo que a dependência também afeta as famílias dos usuários, há dois anos foi criado o Grupo de Familiares do Grupo de Redução de Danos, inspirado pelo programa Amor-Exigente. Este grupo quinzenal oferece acolhimento e orientação, auxiliando os familiares a compreender a natureza da adição e a desenvolver habilidades para enfrentar esse desafio. O progresso tem sido significativo: em 2023, foram realizados 14 encontros com a presença de 129 familiares; em 2024, foram seis encontros com 65 familiares, evidenciando o papel vital dos familiares no processo de recuperação.

Os grupos são mais amplos do que simples intervenções. Trata-se de comunidades de apoio que mudam vidas, proporcionando um ambiente solidário para enfrentar o uso problemático de álcool e drogas. A participação ativa de pacientes e familiares é essencial, oferecendo apoio e estratégias para melhorar a qualidade de vida. A continuidade no tratamento, com suporte e orientações adequadas, é fundamental para uma recuperação sustentável e segura.

Com informação assessoria.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte