Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Morador registra passagem de nuvens em formato de funil no PR

Registro foi feito em Saudade do Iguaçu neste quarta (17).

Publicado

em

Foto: G1paraná
Velho Oeste

Um morador de Saudade do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, registrou a passagem de nuvem em formato de funil que lembra um tornado na manhã desta quarta-feira (17). 

Nas imagens feitas por Luis Henrique Gonzatti é possível ver parte da nuvem tocando o solo. A parte mais alta dela, se estende por boa parte do horizonte onde é possível ver uma plantação de soja.

Alpha Investimentos

O meteorologista Piter Scheuer explicou que a nuvem com formato de funil se trata de uma ‘Nuvem Scud’, fenômeno natural que ocorre no encontro do ar quente com o ar frio. Ele afirmou que apesar de ter grandes dimensões, não se trata de um tornado.

“Para verificar se é tornado ou não, primeiro seria necessário ter rotação, nesse caso não tem rotação, ela é uma nuvem em que está estática, basicamente ela se move muito lentamente, se fosse tornado, provavelmente ia ter raio junto, ia ter granizo, a velocidade horizontal ia ser muito maior”, afirmou o especialista.

“Ela está associada a uma linha de instabilidade que avançou entre o noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Essas nuvens elas têm algo peculiar, elas são formadas quando a corrente ascendente, quente e úmida fica elevada a superfície terrestre”, explicou Scheuer.

Outras cidades da região como Salgado Filho também registraram o fenômeno nesta quarta (17). Não houve registro de feridos ou desabrigados até esta publicação.

Nuvem prateleira

Outro fenômeno natural chamou atenção dos moradores da região. Trata-se de uma nuvem prateleira, popularmente conhecida também como “shelf cloud”.

De acordo com o Climatempo, é uma formação de nuvem extensa em forma de onda, que geralmente antecede uma tempestade, podendo provocar fortes rajadas de vento que possui várias “camadas”, por isso ela é bem escura

A nuvem se forma quando há muita instabilidade, com isso, o ar quente se eleva sobre uma camada de ar mais frio, com isso o ar quente e úmido se condensa rapidamente.

Com informação G1paraná.

Ótica da Visão
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte