Fale com a gente
MCR painéis

Geral

Filha de Lampião e Maria Bonita vai desfilar no Carnaval do Rio de Janeiro

Expedita Ferreira, de 90 anos, vai desfilar em um carro que homenageia Lampião, na Sapucaí

Publicado

em

Expedita, filha de Lampião e Maria Bonita, na quadra a Imperatriz entre o casal de porta-bandeira Rafaela Theodoro e mestre-sala Phelipe Lemos — Foto: Divulgação/Imperatriz Leopoldinense
Providência

A filha dos reis do cangaço tem seu lugar reservado no coração da Imperatriz Leopoldinense, neste carnaval. Única filha reconhecida oficialmente de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria BonitaExpedita Ferreira, aos 90 anos, vai mostrar na Sapucaí a força do sertanejo.

Convidada pelo carnavalesco Leandro Vieira, Expedita, que mora em Sergipe, aprovou e enredo, já tirou medidas para a fantasia e esteve na quadra da Imperatriz. E em fevereiro, vai ajudar a abrilhantar o desfile na verde e branco de Ramos.

Academia Meu Espaço

“Ela vai desfilar aos pés de Lampião, seu pai, fechando com chave de ouro a apresentação da Imperatriz. Virá coroando a força e a riqueza cultural do povo sertanejo”, disse Leandro.

Expedita é a única filha reconhecida oficialmente dos reis do cangaço Lampião e Maria Bonita — Foto: Reprodução/Redes sociais
Expedita é a única filha reconhecida oficialmente dos reis do cangaço Lampião e Maria Bonita — Foto: Reprodução/Redes sociais

Com o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, a Imperatriz se baseia em cordéis nordestinos para contar a divertida e imaginária história de Lampião, depois de morto, sendo rejeitado no inferno e no céu.

“Mas abraçado, acolhido e cantado em verso e prosa pela Imperatriz como representante e expoente de uma cultura sertaneja de grande valor”, disse o carnavalesco.

Expedita, que nasceu em 1932, cinco anos antes da morte de Lampião e Maria Bonita, contou que tem poucas lembranças dos pais.

Criada até seus 8 anos por um casal de vaqueiros amigos de Lampião — já que crianças não eram permitidas no bando de cangaceiros — e depois pelo tio João Ferreira, ela vai desfilar acompanhada de filhos, netos e amigos, que virão em vários setores da escola.

Farmasi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte