Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Geral

Moradores são evacuados das casas em bairro de Pontal, SP, após vazamento de gás; prefeitura confirma 1 morte

Vítima é moradora da casa onde a substância química vazou, na noite desta terça-feira (4), no bairro Campos Elíseos. Área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros e pessoas afetadas foram levadas para a Santa Casa. Ao menos dois moradores precisaram ser intubados.

Publicado

em

Santa Casa de Pontal, SP, atende pacientes que sentiram cheiro de gás tóxico — Foto: Laura Scarpelini/EPTV
Providência

Moradores do bairro Campos Elíseos, em Pontal (SP), foram evacuados das casas na noite desta terça-feira (4) por causa de um vazamento de gás tóxico com forte cheiro, segundo a prefeitura.

O secretário de Governo, Abnevaldo Neves Silva, confirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, no local, que uma mulher morreu. A suspeita é de que ela era moradora de uma casa de onde a substância química teria sido vazada e de que ela estaria manuseando produtos de limpeza fabricados no local na hora do incidente. As causas, no entanto, serão investigadas.

Academia Meu Espaço

Além disso, ao menos dois moradores foram intubados e transferidos para hospitais de Sertãozinho (SP) e Ribeirão Preto (SP). Outras duas estão usando cateter de alto fluxo na Santa Casa de Pontal.

Segundo o vice-prefeito e interventor da Santa Casa, João Henrique Dias Pedro, moradores com falta de ar estão sendo levadas ao hospital, que reforçou o corpo clínico para os atendimentos. Até às 23h45, mais de 70 atendimentos foram feitos.

“Está uma cena de guerra aqui. Já acionamos a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros”, disse ao g1.

O vice-prefeito também informou ao g1 por telefone que o vazamento começou em uma casa e que as causas eram desconhecidas. “O que chegou para a gente é que há uma casa que está soltando uma fumaça preta, e ela está causando esse reboliço da cidade. O Corpo de Bombeiros isolou a área”.

Moradores procuram Santa Casa de Pontal, SP, após vazamento de gás tóxico na cidade — Foto: Laura Scarpelini/EPTV
Moradores procuram Santa Casa de Pontal, SP, após vazamento de gás tóxico na cidade — Foto: Laura Scarpelini/EPTV

Orientação ao morador

As primeiras informações divulgadas pelo prefeito Zé Carlos (PSL), em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, apontam que o produto vazado pode ser amônia ou cloro.

A prefeitura orientou os moradores a usarem máscara de proteção respiratória e a deixarem imediatamente os imóveis, principalmente quem tem dificuldade de respirar ou está sentindo ardência no rosto.

Ainda de acordo com a prefeitura, as casas devem ser mantidas abertas para garantir a ventilação.

Carros de som circularam pelas ruas do bairro com mensagens para orientar as pessoas sobre a situação de emergência.

O ginásio de esportes Adib Damião foi aberto para receber os moradores.

A prefeitura disponibilizou o número de telefone (16) 3953-9999 para informações.

Farmasi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte