Fale com a gente
Alpha Investimentos

Política

Pela 1ª vez após a redemocratização do Brasil, uma vereadora sai de licença-maternidade na Câmara de Curitiba

Indiara Barbosa (Novo) foi a vereadora da capital paranaense mais votada em 2020 e sai de licença-médica e depois licença-maternidade. Não há definição sobre convocação de suplente

Publicado

em

| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC|
Loja Californiana

A vereadora de Curitiba Indiara Barbosa (Novo) solicitou nesta quarta-feira (31) licença-médica e depois saíra de licença-maternidade. De acordo com a Câmara de Curitiba, esse é o primeiro caso de vereadora que pede licença para ter filho desde a redemocratização do país em 1985.

Grávida de 32 semanas, Indiara foi a vereadora da capital paranaense mais votada na eleição de 2020, com 12.147 votos. Ele foi também a primeira mulher a ser a mais votada para o legislativo municipal. Ao todo, atualmente, a Casa tem 38 vereadores sendo nove mulheres.

Funerária Alemão

Ainda não há definição se com a saída de Indiara será convocado suplente. A Câmara de Curitiba afirmou que a Mesa Diretora consultará a Procuradoria da Jurídica para verificar se haverá convocação.

O que diz o regimento

No Regimento Interno da Câmara de Curitiba consta que o vereador pode se licenciar do mandato “por doença, devidamente comprovada, sem prejuízo de sua remuneração”.

O documento prevê ainda que licença-maternidade remunerada, pelo período de 120 dias, e a licença “para tratar de interesse particular, sem remuneração”, limitada anualmente a 120 dias.

Indiara está grávida do segundo filho. Por orientação médica, conforme divulgado pela parlamentar, ela deve ficar em repouso nesta etapa final por ser uma gestação de risco.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte