Fale com a gente
Expo Rondon 2024

Geral

Documentário “História em Movimento” apresenta vivências das primeiras décadas de Marechal Cândido Rondon

Produzido pela pesquisadora e escritora Udilma Lins Weirich, documentário compartilha memórias de pioneiros que acompanharam os primeiros anos de desenvolvimento do município.

Publicado

em

FOTO: Assessoria
Academia Meu Espaço

Dar voz aos personagens de destaque da historicidade memorial e documental de Marechal Cândido Rondon e preservar a história junto aos mais jovens. É com este objetivo que a pesquisadora e escritora Udilma Lins Weirich apresenta o documentário “História em Movimento”.

A produção captura vivências dos primeiros anos de construção do município, personificando a contribuição significativa dos primeiros habitantes, adaptando as narrativas bibliográficas para as novas publicações em plataformas digitais.

Müller Contabilidade

“Neste documentário, conversamos com alguns dos personagens que viram o município começar e contamos essas histórias na visão dessas pessoas, as lembranças de grandes acontecimentos e também de pequenos detalhes que foram vividos e testemunhados por eles nos primeiros anos da colonização de Marechal Cândido Rondon”, conta Udilma.

A linguagem utilizada na produção, bem como as plataformas escolhidas para a divulgação do documentário, foram definidas a fim de oportunizar que parte da história seja compartilhada e principalmente preservada junto às novas gerações, que são hoje peça fundamental para dar continuidade a história e desenvolvimento do município.

“Agradeço imensamente a disponibilidade e contribuição dos pioneiros Orlando Sturm, Ilga Schneider, Lori Speck, Venilda Saatkamp, Lidia Sander e Harto Witeck, que compartilharam suas vivências sobre a época da colonização, do processo de desenvolvimento econômico, social, educacional e cultural de Marechal Cândido Rondon”, pontua ela.

Lei Paulo Gustavo

O documentário, que começou a ser produzido em janeiro deste ano, saiu do mundo das ideias para a materialidade por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo (nº 195/2022), que viabilizou o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. Conforme informações do Ministério da Cultura, são mais de R$ 3,8 bilhões destinados à execução de ações e projetos em todo o território nacional.

“Com o apoio da equipe da Secretaria de Cultura, pudemos entender melhor as regras do edital para angariamento de recursos e inscrição do projeto, que foi aprovado com uma nota excelente tendo em vista a proposta cultural da produção, bem como sua importância para a manutenção da historicidade memorial e documental de Marechal Cândido Rondon”, detalha Udilma.

Onde assistir

O documentário História em Movimento está disponível nas plataformas digitais do Facebook, Instagram, YouTube e Spotify, que podem ser encontradas pelo nome “História em Movimento”, ou nos links abaixo:

Facebook: facebook.com/share/v/cehxMusfiuE8kfSF/

YouTube: youtu.be/-LkMRtTfkow

Instagram: instagram.com/p/C9gXhE2NrR3/

Spotify: open.spotify.com/show/1Bt4N4sYYPIbP1Skb9bN2j

Sobre Udilma Lins Weirich

Udilma Lins Weirich é escritora e pesquisadora e dedica sua carreira à área educacional e de pesquisa histórica. Possui graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de ser especialista em Educação Especial pela Universidade Dinâmica Cataratas (UDC). Além de professora, atuou na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, contribuindo para o Centro de Pesquisa e História e publicando diversas obras literárias e audiovisuais. É membro fundador da Academia de Letras do Oeste do Paraná (Alop), autora de poemas e livros infantis, bem como coordenadora do Movimento Étnico-Racial Nagô (Moeran), que promove a implementação de ações afirmativas da população negra em Marechal Cândido Rondon. Ministra palestra nas áreas da história de Marechal Cândido Rondon, cultura afro-brasileira, implementação da Lei 1.0639/2003 que prevê o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil, e contação de histórias para a Educação Infantil.

Com informação assessoria.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte