Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Economia

A um dia do fim do prazo, 5,8 milhões de pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda

Secretaria da Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações; até o momento, apenas 37,2 milhões de contribuintes concluíram o procedimento.

Publicado

em

Foto: TV Cultura.
Rui Barbosa

A apenas um dia do fim do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024, aproximadamente 5,8 milhões de contribuintes ainda não informaram seus rendimentos.

Enquanto a Secretaria da Receita Federal alegou esperar receber 43 milhões de declarações referentes ao ano-base de 2023, o site da Receita Federal indica, até o momento, pelo menos, que 37,2 milhões de contribuintes concluíram o procedimento.

Ótica da Visão

O envio da declaração serve para informar os rendimentos do contribuinte, sejam eles tributáveis ou não. Quem precisa declarar os rendimentos e não o fizer até a data limite fica sujeito a pagamento de multa, partindo da penalidade mínima de R$ 165,74.

Cadastro de Pessoa Física (CPF) daquele que descumprir o prazo do envio pode ficar em situação irregular, impedindo a liberação de empréstimos, a obtenção de certidão negativa para venda ou aluguel de imóveis, a emissão de passaportes e a participação em concursos públicos.

De acordo com especialistas, mesmo que haja dúvidas sobre os dados da declaração, a melhor opção é enviar o documento na data correta. Há a opção de corrigir informações necessárias depois da entrega sem o pagamento de multa.

Com informação TV Cultura.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte