Fale com a gente
MCR painéis

Saúde

Composto bioativo do limão e da laranja ajuda a reduzir ganho de peso

Efeito do limoneno em baixas doses foi observado por cientistas brasileiros em camundongos alimentados com dieta rica em gordura; entenda

Publicado

em

FOTO: Steve Doig/Unsplash
Loja Californiana

Estudo conduzido no Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) revela que o limoneno, substância abundante em frutas cítricas, é capaz de reduzir o ganho de peso. Os pesquisadores do FoRC – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP) – também identificaram novas moléculas que atuam no organismo associadas ao composto. Os resultados foram divulgados na revista Metabolites.

O limoneno pertence à classe dos monoterpenos, compostos orgânicos bioativos com diversos efeitos benéficos já descritos pela ciência: antimicrobiano, antitumoral, cicatrizante, antioxidante, analgésico etc. Porém, ainda são necessários novos estudos para que seus mecanismos de ação sejam mais bem compreendidos.

Ótica da Visão

O efeito no controle do peso foi observado em camundongos, em estudo coordenado por Jarlei Fiamoncini, professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP).

Durante seis semanas, dois grupos de animais receberam diariamente uma ração com elevada quantidade de gordura, o suficiente para que se tornassem obesos. Na ração, os pesquisadores adicionaram diferentes doses de limoneno. Um grupo recebeu doses baixas do composto, que correspondiam a 0,1% da ração diária; e outro, doses altas, equivalentes a 0,8% da ração diária. Para efeito de comparação, um terceiro grupo foi alimentado com a mesma ração gordurosa, mas sem o composto, enquanto um quarto recebeu dieta isocalórica, ou seja, moderada em gordura e carboidrato.

Resultados

Ao final desse período, os animais alimentados com dieta isocalórica não ganharam peso, enquanto aqueles que receberam apenas ração gordurosa ganharam cerca de 7 gramas (g). Os camundongos que receberam ração gordurosa com doses elevadas de limoneno ganharam aproximadamente 25% menos peso (em comparação aos alimentados apenas com ração gordurosa), enquanto os que receberam baixas doses, 30% menos. Constatou-se também que essa dosagem mais baixa promoveu um menor acúmulo de gordura em diferentes estruturas do tecido adiposo (reservatório de gorduras do corpo, localizado principalmente em camadas mais profundas da pele).

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte