Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Refugiado nigeriano de 10 anos vira mestre nacional de xadrez nos EUA

Tani Adewumi, que morava com a família em um abrigo para sem-teto, aprendeu a jogar xadrez aos 7 anos e, aos 8, virou campeão estadual de Nova York em sua categoria.

Publicado

em

| Foto: G1 |
Clube Náutico

Um garotinho refugiado de 10 anos ganhou o título de mestre nacional de xadrez nos Estados Unidos, se tornando a 28ª pessoa mais jovem do país a alcançar esse título.

Tanitoluwa “Tani” Adewumi, nascido na Nigéria, aprendeu a jogar xadrez aos 7 anos e logo mostrou um talento nato nas competições.

Academia Meu Espaço

Em 2019, aos 8, ele se tornou o campeão estadual de Nova York na categoria jardim de infância até terceiro ano. Na época, Tani morava com a família em um abrigo para pessoas sem-teto.

Após a vitória, seu treinador, Russell Makofsky, criou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar o garoto e seus pais. Em dois dias, a vaquinha arrecadou US$ 104 mil (mais de R$ 550 mil na cotação atual), com a ajuda de quase 1,8 mil doadores.

Sobre o título de mestre, que é concedido pelas confederações nacionais de enxadrismo dos EUA, Tani disse à emissora NPR: “”Fiquei muito feliz por ter vencido e conquistado o título. Eu realmente amo ter finalmente conseguido”.

Seu próximo objetivo, segundo ele, é se tornar o mais jovem grande mestre do mundo.

Ótica da Visão
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte