Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Saúde

Estado ativa mais 19 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

São 15 leitos na Região Metropolitana de Curitiba, 11 deles no Hospital do Rocio, em Campo Largo, e três na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tatuquara, na Capital. Outros cinco leitos são no Hospital Municipal de Cascavel, Oeste do Estado.

Publicado

em

Governo do Estado amplia mais 19 leitos de UTI exclusivos para atendimento à Covid-19. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Ortho Evidence Odontologia

A Secretaria de Estado da Saúde ativou nesta segunda-feira (31) mais 19 leitos de UTI para atendimento exclusivo à Covid-19. São 15 leitos na Região Metropolitana de Curitiba, sendo 11 no Hospital do Rocio, em Campo Largo, e três na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tatuquara, na Capital. Outros cinco leitos são no Hospital Municipal de Cascavel, Oeste do Estado.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, com o aumento no número de casos confirmados nas últimas semanas em todo o Brasil, o Governo do Estado não mede esforços para que a população paranaense tenha acesso ao atendimento médico de qualidade, porém, mesmo com investimentos e estrutura física disponível, a mão de obra médica está cada vez mais escassa.

lift training

“Sem o apoio da população e adesão às medidas restritivas para frear a disseminação da doença, essas ampliações ficarão cada dia mais complicadas, pois infelizmente está cada vez mais difícil conseguir mão de obra e insumos para viabilizar o funcionamento dessas estruturas”, alertou o secretário.

A recomendação do governador Ratinho Junior, desde o início do seu mandato, é levar o atendimento médico de qualidade para perto da população.

“Estamos trabalhando incansavelmente para ampliar leitos exclusivos Covid em todo o Paraná. Ainda assim o Estado possui uma ampla rede hospitalar onde são concentrados os pedidos de transferências de pacientes entre os serviços de saúde”, disse o secretário. “Este remanejamento de pacientes é comum e pode ocorrer dentro das macrorregiões ou entre as macros, de acordo com a disponibilidade de leitos e visando um melhor e pronto atendimento ao paciente”.  

Na macrorregião Leste são 2.562 leitos entre UTIs e enfermarias; na macro Oeste, 763; na Noroeste, 709; e na macro Norte são 818 leitos.

Com essas ampliações o Estado soma agora 4.852 leitos para atendimento exclusivo à Covid-19. Destes, 1.976 são UTIs e 2.876 são leitos de enfermaria. A taxa de ocupação nesta segunda-feira (31) é de 95% nas UTIs e 83% nas enfermarias.

Com informações de AEN

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte