Fale com a gente
Bonni Restaurante

Esporte

‘O time que nunca perdeu’: conheça os segredos do Dourados Atlético Clube, invicto desde a fundação

Criado em 2020, clube sul-mato-grossense venceu a Série B estadual de forma invicta e ganhou as quatro partidas disputadas na primeira divisão de 2021. Diretoria afirma que time foi criado para movimentar a cidade de Dourados, que estava sem clube profissional em atividade.

Publicado

em

Dourados Atlético Clube comemorando título da Série B estadual de 2020 — Foto: DAC/Divulgação
Clube Náutico

Já pensou poder dizer que o seu time de coração nunca perdeu uma partida oficial? Os torcedores do Dourados Atlético Clube podem saborear deste privilégio. Fundado em 2020, o clube recém-criado já disputou oito jogos oficiais, entre a Série B estadual de 2020 e a Série A do campeonato sul-mato-grossense de 2021 e ainda não sabe o que é ser derrotado. A sensação do futebol de Mato Grosso do Sul pôde, ainda, comemorar o título da segunda divisão estadual, meses após sua criação.

O DAC, como é conhecido, foi criado após um hiato no futebol profissional na cidade de Dourados, tradicional no esporte de Mato Grosso do Sul. O município, que já foi sede de campeões estaduais, como Sete de Setembro e Ubiratan Esporte Clube, viu os clubes da cidade serem extintos ou pedirem afastamento de competições oficiais.

Academia Meu Espaço

Foi neste cenário que entrou Marco Antônio de Araújo, presidente do Dourados. “Vimos que o município não tinha mais nenhum time profissional no cenário do estado e sabemos que essa é uma cidade que ama futebol. Procuramos, então, os empresários e também a administração municipal, para fazermos uma situação inovadora, com honestidade e planejamento”, afirma.

MONTAGEM DO ELENCO

Com visão de futebol além do campo, Marco conta que primeiro resolveu os trâmites burocráticos e, logo depois, já começou a preparar a montagem do elenco para a Série B estadual de 2020, que foi disputada apenas em 2021, em virtude da pandemia de Covid-19. Com parceiros empresários de Dourados investindo no novo clube, a primeira aposta foi em um nome conhecido no futebol sul-mato-grossense: o diretor de futebol Virgilio Ferreira.

“Escolhemos o Virgílio como gerente de futebol pela experiência que tem, campeão pelo Sete de Setembro e atual bicampeão do estado com o Águia Negra nessa função. Queríamos montar um time que jogasse para frente, atacando”, explica o presidente do DAC.

Virgílio Ferreira em entrevista para o Globo Esporte quando era diretor de futebol no Águia Negra — Foto: Reprodução/TV Morena
Virgílio Ferreira em entrevista para o Globo Esporte quando era diretor de futebol no Águia Negra — Foto: Reprodução/TV Morena

Virgilio conta que, desde que foi contratado, planejou um grupo que chegasse bem não só na Série B, como na Série A estadual. “Quando recebi o convite, comentei com o presidente que precisaríamos montar um grupo pensando também já na Série A. Assim, poderíamos preparar melhor a equipe na Série B e chegarmos numa condição melhor na primeira divisão, já que as outras equipes se apresentariam depois e com menos ritmo de jogo”, explica o diretor de futebol.

O planejamento deu certo: Com duas vitórias e dois empates na Série B, o time recém-criado conquistou o título invicto da segunda divisão estadual e chegou embalado para a Série A. O comandante do elenco é Robson Mattos, que foi técnico do Comercial na temporada passada e é descrito como “muito tático” por Virgílio.

Mattos conta que a preparação para a Série B foi difícil, com apenas duas semanas de treinamento, mas que o time entendeu a filosofia de jogo que ele propõe durante a segunda divisão estadual e vem apresentando bom futebol na Série A.

“Até o sistema de jogo, que hoje é o 3-5-2, foi se adaptando durante a Série B, até chegarmos ao que vemos hoje. A partir do jogo contra o União ABC, ainda na segunda divisão, conseguimos nos entrosar, entender melhor o trabalho, com muita pressão e triangulações no ataque. Nessa construção que estamos fazendo, devemos atingir um nível muito bom, com jogadores que se entregam demais, compromissados em fazer o DAC para que o time siga sua caminhada com vitórias e títulos”, explica o técnico.

Na Série A, o clube caiu no “grupo da morte”, contra o atual bicampeão estadual, Águia Negra, o atual vice-campeão do estado, Aquidauanense, o maior vencedor de títulos estaduais, Operário, além do Novo. Mesmo assim, o DAC venceu as 4 primeiras partidas na competição, com 100% de aproveitamento até a publicação desta reportagem.

ELENCO MOTIVADO E ENTROSADO

Para os jogadores, o sucesso do clube é explicado pelo entrosamento e a seriedade dos dirigentes. “O segredo é o trabalho feito desde o começo, com todos dedicados no que queremos fazer aqui no DAC. A montagem desse time é a principal engrenagem do clube, com jogadores experientes, acostumados a jogar no estado e até de fora, com boa bagagem. Temos conseguido jogar da forma que propomos desde o início”, diz o zagueiro e capitão Thiago Moura.

O artilheiro Adriano, com 8 gols em 2021, concorda com o capitão e comemora a boa fase. “Agradeço aos meus companheiros, minha família, amigos. Jogador precisa de confiança para estar bem e o elenco tem jogadores muito qualificados, com rodagem no estado e fora. Nos entrosamos bem e essa fase boa é fruto de todo elenco encaixado”, conta o goleador.

Adriano comemora gol no campeonato sul-mato-grossense de 2021 — Foto: TV Morena/Reprodução
Adriano comemora gol no campeonato sul-mato-grossense de 2021 — Foto: TV Morena/Reprodução

O zagueiro Renan, cria da base do Juventude (RS), acredita que o sucesso também seja fruto do projeto sério e ousado do clube. “Eles sempre cumprem todos os deveres. Temos uma ótima estrutura para trabalhar e são sempre responsáveis, o que sabemos o quanto é difícil ter no Brasil. Vejo que o Dourados tem muito a crescer e pelo potencial da cidade a tendência é o clube crescer muito. As pessoas aqui nos apoiam demais”, afirma.

Zagueiro Renan com a taça de campeão estadual da Série B de 2020 — Foto: Arquivo Pessoal

Zagueiro Renan com a taça de campeão estadual da Série B de 2020 — Foto: Arquivo Pessoal

APOSTA NO MARKETING

Sendo um clube recém-criado e em meio a uma pandemia, o DAC precisou apostar em ações nas redes sociais para atrair a torcida. O nome fundamental para este trabalho de divulgação ser realizado é o de Gabriel Ortiz, que produz fotos, vídeos e todo conteúdo exclusivo do Dourados nas redes sociais.

O clube se destacou por publicar, em suas redes, vídeos de bastidores de jogos, entrevistas de jogadores e até gols das partidas que disputou, algo incomum para as equipes de Mato Grosso do Sul. “Tivemos que criar as redes sociais do zero, mas tínhamos a necessidade de criar conteúdo para mobilizar as pessoas, especialmente os douradenses. Começamos, assim, a mostrar bastidores dos jogos e diversos outros conteúdos, para que o torcedor fique mais próximo do clube e dos jogadores”, explica Gabriel.

Aliado aos ótimos resultados dentro de campo, o trabalho fora dele deu certo: o clube já possui mais de três mil seguidores apenas no Facebook, com resultados que trouxeram retorno financeiro. “Essa interação com o público já nos trouxe novos patrocinadores, procura maior também pela compra de camisas. Está superando as expectativas”, emenda Gabriel.

A intenção do clube é de expandir ainda mais o marketing, com a criação de um canal no YouTube, podcast sobre a equipe e ainda a implementação do sócio torcedor. “A ideia é de que os torcedores tenham descontos de produtos oficiais do clube e, quando pudermos, na compra de ingressos para as partidas também”, finaliza Ortiz.

EXPECTATIVA DE TÍTULO

Com o início avassalador e sendo a “sensação” do futebol sul-mato-grossense, a expectativa agora é de que o DAC seja forte candidato ao título também da Série A, algo histórico para o time recém-criado. Para o zagueiro Renan, o sonho é possível. “Espero muito ser campeão da primeira divisão e conseguir as vagas para as competições nacionais. Quem sabe também conseguir uma renovação para poder participar dessas competições e entrar de vez para a história do clube”, conta o jogador.

O objetivo de diretoria e comissão técnica também é de ir em busca de mais conquistas. “Queremos trazer alegria para a cidade de Dourados e nada daria mais felicidade para eles do que um título da Série A do estadual”, afirma o técnico Robson Mattos.

O zagueiro Thiago Moura concorda com os companheiros de clube. “Com pouco tempo de trabalho, de clube, já conquistamos um título que, mesmo sendo da Série B, dá moral, ajuda a vir patrocínios, a conquistar a confiança da torcida da cidade. Espero que esse clube vá longe e represente muito bem não só a cidade de Dourados, mas todo o estado de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

MANUTENÇÃO DA INVENCIBILIDADE

O Dourados lidera o grupo A do campeonato sul-mato-grossense, com 12 pontos em quatro partidas, e já pode garantir vaga na próxima fase do estadual caso vença o Aquidauanense, fora de casa, neste domingo (28). Apesar de jogadores e comissão técnica afirmarem que não se preocupam tanto com a invencibilidade, e sim com o desempenho dentro de campo, a partida vale a manutenção dos 100% de aproveitamento no campeonato estadual de 2021.

A partida em Aquidauana, que teve sua realização confirmada nesta sexta-feira (26), após a FFMS garantir à prefeitura da cidade que cumprirá totalmente com os procedimentos corretos de biossegurança, terá transmissão da TV Morena neste domingo (28), à partir das 15h.

Com informações de Ge

Ortho Evidence Odontologia
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte