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Mais de 100 embarcações já passaram pelo Canal de Suez após meganavio ser desencalhado
Cerca de 400 navios aguardavam para atravessar o canal, que é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa. Operação para liberar o cargueiro contou com a ajuda de 13 rebocadores e uma forcinha da maré alta provocada pela posição da Lua.
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Mais de 100 embarcações passaram pelo Canal de Suez até esta terça-feira (30), um dia depois que o meganavio Ever Given foi desencalhado pelas autoridades portuárias do Egito.
Segundo levantamento divulgado pela televisão estatal egípcia ERTU, 113 navios haviam cruzado o canal em ambas as direções até às 8h local (3h de Brasília).
Mais de 400 navios aguardavam para atravessar o canal, que é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa e por onde passam cerca de 12% de todo o comércio global (leia mais no final da reportagem).
A agência de governo do Egito que gerencia o Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) liberou o tráfego de navios na hidrovia na noite de segunda-feira (29).
Segundo o presidente da SGA, Osama Rabie, serão necessários três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a liberação do meganavio.
Com 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, o navio de bandeira panamenha e operado pela empresa Evergreen foi encaminhado para uma área de espera no canal, onde vai passar por inspeção.
Como o meganavio foi desencalhado
A margem do canal onde o Ever Given encalhou foi escavada desde a semana passada, enquanto dragas tiravam areia do fundo do canal e rebocadores tentavam mover o meganavio.
Cerca de 30 mil metros cúbicos de areia foram dragados para recolocar o navio em flutuação, e foram necessários 13 rebocadores para empurrá-lo.
Nesta segunda-feira, a força tarefa conseguiu fazer a embarcação flutuar “parcialmente” e contou com a ajuda da maré para conseguir manobrá-lo por completo.
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Nos períodos de lua cheia, acontece a chamada “maré de sizígia”, quando Lua e Sol ficam alinhados à Terra. Isso gera uma forte atração gravitacional, então a maré cheia fica especialmente mais alta.
No Canal de Suez, a maré chegou a subir mais de dois metros e ajudou as equipes que trabalhavam com 13 rebocadores e que corrigiram a direção do cargueiro.
Por que o Canal de Suez é tão importante?
Inaugurado em 1869 para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, o Canal de Suez é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo, com capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.
Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal de 193 km no Egito que fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.
A alternativa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ser significamente maior aumentando de uma a duas semanas à viagem.
Cerca de 50 navios passaram por dia no canal em 2019, o que representa quase um terço do tráfego mundial de navios de contêineres, e a rota concentra grande parte do petróleo transportado por mar.
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