Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Curitiba no limite. Nova cepa é rápida, feroz e mortal. Prefeito decreta lockdown por 9 dias

Ontem (12), o Paraná registrou mais 175 mortes e 5.639 casos novos de Covid-19

Publicado

em

Greca e Margarita |FOTO: Reprodução|
Rui Barbosa

Após receber apelo de entidades representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e da sociedade civil organizada, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, adotou o lockdown em Curitiba por nove dias, fechando indústrias, comércio, serviços e escolas. Só permanecem abertos serviços essenciais e supermercados.

Em pronunciamento através de video na noite de ontem (12), Greca explicou que o setor hospitalar está no limite e que o Brasil adoeceu com a nova cepa que é feroz na transmissão, rápida e mortal, inclusive levando jovens a óbito.

Gramado Presentes

“Chegamos ao limite. Ou a população cumpre as recomendações dos órgãos de saúde ou não terá assistência médico-hospitalar, prejudicada até mesmo nos casos de outras doenças e traumas (acidentes, quedas etc)”.

As autoridades afirmam que há esgotamento da capacidade de atendimento hospitalar. Alertam para um cenário crítico que exige retomada de medidas urgentes e enérgicas para tentar conter a demanda por serviços hospitalares.

Não há possibilidade  de ampliar o atendimento por absoluto esgotamento da estrutura e das equipes de profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia.

“É preciso ter esperança, mas o momento é catastrófico e as situações ultrapassaram todos os limites”, pontua o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, médico Roberto Issamu Yosida.

O Ministério Público do Paraná pede que o governador Ratinho Junior edite novo decreto com as normas Os promotores defendem que o momento atual exige medidas mais rígidas para evitar a propagação da covid-19.

Vale lembrar que o governo do Paraná havia decretado lockdown por nove dias no fim de fevereiro e prorrogou as regras por mais dois dias, mas flexibilizou as normasnesta semanaComércio, shoppings, academias, restaurantes e outros setores puderam retomar as atividades na última quarta-feira (10).

O Paraná registrou mais 175 mortes e 5.639 casos novos de Covid-19. O boletim do coronavírus foi atualizado ontem (12) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná).

Com a atualização, o Paraná agora acumula 746.594 casos confirmados e 13.228 mortespor complicações da doença.

De acordo com a secretaria estadual, o Paraná tem 2.340 pacientes com Covid-19 internados em hospitais da rede pública ou privada. Destes, 1.137 ocupam leitos de UTI, enquanto 1.203 realizam o tratamento em vagas de enfermaria.

Além disso, outros 2.636 pacientes com quadros respiratórios seguem internados. Eles são considerados casos suspeitos porque não fizeram ou ainda aguardam o resultado dos exames para coronavírus.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19 é de 96%. O indicador é superior a 90% em três das quatro regiões: leste (97%), oeste (95%), noroeste (89%) e norte (96%).

O Paraná chega aos 746.594 diagnósticos positivos de Covid-19 com uma taxa de letalidade de 2%.

De acordo com a Sesa, 536.649 pacientes foram liberados do tratamento e são considerados recuperados. O número representa 72% do total de infectados.

VACINA

Desde o início da campanha de vacinação até esta sexta-feira (12) o Paraná vacinou 458.954 cidadãos. Ao todo, 613.088 doses foram aplicadas, das quais 154.134 se referem à dose de reforço.

Até agora, o Estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 1.001.600 de doses, somados os imunizantes CoronaVac e AstraZenca/Oxford.

FONTE: Paraná Portal

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte