Fale com a gente
Clube Náutico

Economia

‘Reforço da agenda liberal de Bolsonaro anima investidores’

Economista explica reação do mercado após declaração do presidente sobre maior previsibilidade em cima do preço dos combustíveis

Publicado

em

AGB
Rui Barbosa

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta, 5, que deve enviar ao Congresso um projeto de lei complementar para fixar a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual, sobre o valor do combustível aos consumidores. De acordo com ele, outra proposta é que o ICMS seja cobrado sobre o preço dos combustíveis na refinaria, e não no preço médio nas bombas, como é feito atualmente.

“Nós pretendemos ultimar um estudo e, caso seja juridicamente possível, apresentaremos [o projeto] ainda na próxima semana, fazendo com que o ICMS venha a incidir sobre os preços dos combustíveis nas refinarias ou que tenha um valor fixo para o álcool, a gasolina e o diesel. E quem vai definir esse percentual ou valor fixo serão as respectivas assembleias legislativas [de cada estados]”, explicou o presidente.

Dr Rodrigo Dentista

A reafirmação da cartilha liberal com os combustíveis e a possibilidade de volta do auxílio emergencial animou os investidores. Quem explica essa reação é o economista-chefe da Necton, André Perfeito.

“O curioso é que a Petrobras viu suas ações subirem 3%, mas depois das 16h surgiu notícia de que a Petrobras iria mudar o horário de reajustes e as ações caíram para um terreno negativo, voltando para o positivo depois. É bem provável que tenhamos alguma mudança, pois só o fato de lidarmos com tantos cuidados diz que há uma discussão que pode virar uma alta de preço. A gente sabe que a categoria dos caminhoneiros ameaçou uma greve, que seria desastroso para a economia em geral, por isso Bolsonaro colocou a equipe para funcionar, para transformar a variação do preço de petróleo em algo não tão desconfortável para a categoria de caminhoneiros do Brasil”, explicou.

Fonte Canal Rural

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte