Fale com a gente
refran

Cultura

Projeto visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para restaurar o Museu Paranaense

A proposta do projeto é restaurar as pinturas parietais em salas do Museu Paranaense, no Palácio São Francisco, em Curitiba

Publicado

em

Museu paranaense/ FOTO: Cler Ceschin - Divulgação Google
Martin Luther – Enem

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost, recebeu na tarde desta quarta-feira (03/02) a visita do diretor da ONG Unicultura, Ricardo Trento, quando firmou apoio para o projeto RestaurAção, que está buscando viabilidade por meio de financiamento coletivo no site https://benfeitoria.com/restauracao.  

A proposta do projeto é restaurar as pinturas parietais em salas do Museu Paranaense, no Palácio São Francisco, em Curitiba, e para fazer esse trabalho irá capacitar oito mulheres refugiadas e vítimas de violência doméstica, que aprenderão as técnicas do restauro com a artista e restauradora Tatiana Zanelatto e por meio desta arte terão suas vidas transformadas.

Portal WhatsApp

“Um trabalho muito bonito, que estamos apoiando por meio do Departamentos de Garantias dos Direitos da Mulher e do Departamento de Direitos Fundamentais e Cidadania, que cuida das políticas para migrantes e refugiados”, disse Ney.

O financiamento coletivo arcará com todos os custos do restauro e proporcionará ainda bolsa auxílio, orientação profissional, acompanhamento psicológico, alimentação e transporte para as participantes. O projeto foi selecionado pelo “Edital Matchfunding BNDES+”, que impulsiona ações de legado para o patrimônio histórico. Nesta modalidade, a cada real arrecadado na campanha de financiamento coletivo, o BNDES entra com mais dois reais, triplicando os recursos.

Mas, para que se torne realidade, é preciso que a meta financeira seja alcançada –caso contrário, o banco não faz o aporte e o dinheiro é devolvido a cada doador.

As doações partem de 20 reais e cada valor dá direito a uma recompensa – como bottons, ecobags, pôsteres e camisetas. 

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA – O Museu Paranaense, que neste ano completa 145 anos, é o terceiro museu mais antigo do Brasil, e atualmente desenvolve extensa pesquisa nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História. O reconhecimento da importância de sua sede, se deve ao fato de que além de abrigar um vasto acervo histórico, localiza-se no icônico Palácio São Francisco, construção de estilo eclético executada entre 1928 e 1929, que foi sede do Governo do Estado entre 1938 e 1953. 

“O projeto tem o propósito de despertar ações de resgate, seja material ou imaterial, e busca por meio do restauro do patrimônio histórico promover ações de capacitação e orientação de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, finalizou Ricardo Trento, da Unicultura.

Para fazer uma doação, clique aqui.

FONTE: Governo do Paraná

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte