Fale com a gente
D Marquez

Geral

Paraná registra um caso de violência contra a mulher a cada seis minutos

Na comparação com o ano anterior, os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam para um aumento de 18,59% no número de ocorrências

Publicado

em

Providência

A cada seis minutos, um caso de violência contra a mulher é registrado no Paraná. Segundo informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2019, último ano com dados disponíveis, foram registrados 81.865 casos desse tipo no Paraná, em situações que envolvem homicídios dolosos (inclusive feminicídio), lesão corporal dolosa/violência doméstica, ameaças, estupro e estupro de vulnerável.

Na comparação com o ano anterior, os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam para um aumento de 18,59% no número de ocorrências, sendo os tipos de violências mais comuns de serem registrados os casos de ameaça (58.680 casos, o equivalente a 71,7% do total) e de lesão corporal dolosa (17.796 registros, ou 21,7%).

Academia Meu Espaço

Os números chamam a atenção e evidenciam uma cultura de violência de gênero enraizada em nossa sociedade, com desdobramentos trágicos. Foi assim em dois episódios registrados recentemente na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em um caso de feminicídio em São José dos Pinhais e outro de estupro de vulnerável na mesma cidade.

Na primeira situação, dois irmãos, Leonardo e Ricardo Xavier Simões, foram detidos e serão indiciados pela morte da jovem Maria Helena de Jesus, de 22 anos. O primeiro responderá por feminicídio e ocultação de cadáver e o segundo, que está foragido, por ocultação de cadáver.

Leonardo, inclusive, se apresentou ontem ao delegado Fábio Machado, responsável pelas investigações, e confessou o crime, que teria ocorrido no dia 12 de janeiro, durante uma festa na casa do acusado. A principal suspeita é de que o homem teria ficado com ciúmes após Maria Helena se envolver com uma das participantes da festa e, depois de uma briga, a matou, contando com a ajuda do irmão para jogar o corpo em um ponto da Estrada da Graciosa, na Serra do Mar.

Já na última terça-feira, quatro pessoas foram presas por abuso sexual de uma criança de 11 anos na praça do Verbo Divino. Os três homens suspeitos foram flagrados por agentes da lei em uma barracada com a menina, sendo que um deles estava com ela deitava em seu colo e outro a acariciava, enquanto um terceiro ingeria bebida alcoólica e assistia a tudo.

Próximo ao local da abordagem, uma mulher foi localizada bastante nervosa e incomodada com a presença da Guarda Municipal. Abordada, ela disse ser a mãe da criança e ainda confessou ter levado a menina ao local para trocá-la por dinheiro ou droga

Aos guardas, a criança relatou ainda que não comia nada há dois dias, e eles então compraram um lanche para ela. Mesmo bastante assustada, a criança, em agradecimento, desenhou uma flor enquanto eram realizados todos os procedimentos do flagrante e em seguida o entregou aos guardas que a salvaram.

Número de feminicídios cresceu durante a pandemia

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Paraná registrou no ano passado um aumento no número de casos de feminicídio. Conforme dados do Ministério Público do Paraná, ao longo do ano passado foram autuados 217 inquéritos com a imputação desse tipo penal, sendo que 154 dos casos já foram denunciados. No ano anterior, haviam sido 209 inquéritos autuados no estado, com 176 denúncias.

Em Curitiba, esse aumento foi notado também no número de inquéritos policiais de feminicídios. Em 2019, a capital paranaense havia registrado 20 inquéritos desse tipo, com 14 casos denunciados. No ano seguinte, foram 26 casos registrados (aumento de 30% na comparação com 2019), com 17 denúncias (alta de 21,43%).

Em entrevista recente à RPC, a promotora Roberta Massa comentou os dados de 2020, citando que o aumento no número de feminicídios registrados e denunciados pode ter ligação com a pandemia do novo coronavírus, já que a necessidade de isolamento social acabou impondo a muitas mulheres o confinamento dentro de seus lares junto dos agressores.

“Nós morremos nas mãos dos nossos companheiros, dos nossos maridos, dos nossos namorados. Isso é diferente de onde os homens brasileiros morrem”, afirma.

Violência contra as mulheres no Paraná

Homicídios dolosos contra mulheres (inclusive feminicídio)
2019: 215
2018: 218

Lesão corporal dolosa – Violência doméstica
2019: 17.796
2018: 14.587

Ameaça contra mulheres
2019: 58.680
2018: 48.848

Estupro e estupro de vulnerável, vítimas mulheres
2019: 5.174
2018: 5.380

Total de ocorrências
2019: 81.865
2018: 69.033

Fonte: Bem Paraná/ *com informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte