Fale com a gente
Clube Náutico

Economia

Paraná é o 5º estado com maior potência de energia solar

O estado possui 18.509 conexões operacionais, espalhadas por 385 municípios.

Publicado

em

Agência Brasil
Rui Barbosa

O Paraná está entre os cinco estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui 284,6 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada de energia solar distribuída no Paraná coloca o estado na quinta posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território paranaense responde sozinho por 6,1% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

Dr. Pedro Wild

O estado possui 18.509 conexões operacionais, espalhadas por 385 municípios, ou aproximadamente 96,5% dos 399 municípios da região. Atualmente, são cerca de 19.048 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Para Liciany Ribeiro, coordenadora estadual da ABSOLAR no Paraná, o estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os paranaenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.


Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

Fonte: Bem Paraná

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte