Fale com a gente
D Marquez

Economia

No Paraná, três em cada quatro lares dependem da renda de idosos

Com uma população idosa estimada em cerca de 2,1 milhões de pessoas, o Paraná é hoje um dos estados com mais pessoas na terceira idade em todo o Brasil

Publicado

em

lift training

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS. CLIQUE AQUI

Com uma população idosa estimada em cerca de 2,1 milhões de pessoas, o Paraná é hoje um dos estados com mais pessoas na terceira idade em todo o Brasil. Conforme dados do “Perfil das pessoas com 60 anos ou mais”, divulgado ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), são 2,1 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no estado, o equivalente a 17,9% da população.

Bonni Restaurante

Proporcionalmente, apenas os estados do Rio de Janeiro (23,9%), do Rio Grande do Sul (22,4%), de São Paulo (20,2%), de Santa Catarina (19,3%) e de Minas Gerais (18,1%) apresentam uma população idosa tão expressiva quanto a paranaense. Em números absolutos, novamente temos São Paulo (9,3 milhões de idosos), Rio de Janeiro (4,1 milhões), Minas Gerais (3,9 milhões) e Rio Grande do Sul (2,6 milhões) na frente do Paraná, além da Bahia (2,5 milhões).

Além de dados censitários, contudo, o estudo do Dieese, elaborado com base em dados da Pnad Contínua e Pnad Covid-19, também investigou outras questões econômicas e sociais. E uma delas revela que, no Paraná, 73% dos idosos contribuem com mais da metade da renda dos lares em que vivem. Ou seja, de cada quatro lares com idosos, três dependem justamente da renda dessa pessoa, como a aposentadoria, uma vez que apenas 19,1% (uma em cada cinco) das pessoas com mais de 60 anos ainda trabalham.

Com relação à moradia, 83% dos idosos do Paraná moram com outras pessoas, sendo que 16% dividem o lar com algum estudante. Na prática, esse dado é importante porque revela um grande potencial de contaminação pela Covid-19 no ambiente intrafamiliar, mesmo em um cenário no qual os idosos em si permanecem socialmente isolados.

Além disso, é de se esperar que o fim dos repasses do auxílio emergencial por parte do governo federal também impacte na renda dos mais velhos, uma vez que 21% dos lares com idosos no estado foram beneficiados pelo programa de renda no ano passado.

Por fim, no que diz respeito à saúde, 59% das pessoas com mais de 60 anos no Paraná (seis em cada 10 idosos, praticamente) apresenta alguma comorbidade. No Brasil, as mais comuns são doenças pulmonares crônicas, doenças renais crônicas, diabetes mellitus, doenças hepáticas crônicas e obesidade, o que pode elevar o risco de complicações da Covid-19. Apesar disso, ter plano de saúde ainda é a exceção, uma vez que só 31% dos idosos (menos de um terço) está coberto pela saúde suplementar.

Covid-19: Paraná é o segundo estado com menos idosos contaminados no País

Embora apresente a sexta maior população idosa do Paraná (tanto em números absolutos como proporcionalmente), o Paraná apresenta o segundo menor porcentual de idosos contaminados por Covid-19 entre todas as unidades da federação. Segundo o Dieese, apenas 1,4% dos paranaenses com mais de 60 anos contraíram o novo coronavírus. Apenas Minas Gerais, com 1,2%, apresenta um resultado melhor. No Brasil todo, 2,5% da população mais velha já teve Covid-19.

Ainda assim, esse grupo etário é o mais exposto a riscos em caso de contaminação. No Paraná, por exemplo, a população acima de 60 anos soma 77 mil casos de Covid-19, o equivalente a 13,6% de todos os casos confirmados da nova doença. Já com relação aos óbitos, são 7.968, o equivalente a 77% do total de mortes causadas pelo novo coronavírus.

Mortes trazem queda média de 20% nas rendas dos domicílios

No ano passado, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) já havia apontado que a morte de idosos na pandemia provocar uma queda média de 20% na renda dos domicílios, sendo que em alguns casos a perda poderia chegar a 100% (nos casos em que o idoso era o único provedor da casa). Os impactos são ainda potencializados pelo aumento do desemprego, o que fez familiares passarem a depender dos mais velhos, muitos deles aposentados.

Ainda assim, no ano passado um dos episódios mais marcantes, ainda no início da pandemia do novo coronavírus, veio à tona em maio, quando a Agência Reuters, em reportagem dos jornalistas Stephen Reisenhamer e Gabriel Stargardter, revelou uma fala de Solange Vieira, assessora do “superministros” Paulo Guedes e que comandava então a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Na ocasião, os jornalistas relataram que ela teria afirmado que “é bom que as mortes se concentrem entre idosos… Isso melhorará nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário”.

Perfil das pessoas com 60 anos ou mais

Paraná
População idosa: 2,1 milhões
% de idosos: 17,9%
Que trabalham: 19,1%
Que moram com outra pessoa: 83%
Que moram com estudante: 16%
Que contribuem com 50% ou mais da renda do domicílio: 73%
Em domicílios que receberam o auxílio emergencial: 21%
Com plano de saúde: 31%
Com comorbidade: 59%
Que testaram positivo para a Covid-19: 1,4%

Brasil
População idosa: 37,7 milhões
% de idosos: 17,9%
Que trabalham: 18,5%
Que moram com outra pessoa: 85%
Que moram com estudante: 21%
Que contribuem com 50% ou mais da renda do domicílio: 75%
Em domicílios que receberam o auxílio emergencial: 26%
Com plano de saúde: 32%
Com comorbidade: 58%
Que testaram positivo para a Covid-19: 2,5%

Fonte: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

REDAÇÃO: Bem Paraná

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte