Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Importação: Brasil quer reduzir Tarifa Externa Comum do Mercosul

A intenção do governo é que o corte seja gradual, mas que já comece neste ano; Ministério da Economia reluta pressionado pelo setor privado

Publicado

em

Rui Barbosa

O governo brasileiro negocia a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul em pelo menos 20% a partir de 2021. A TEC é a tarifa cobrada por todos os países do Mercosul na importação de produtos de fora do bloco e hoje está em média em 13,5%.

Portal Facebook

A ideia está em discussão na equipe econômica. A intenção é que o corte seja gradual, mas já iniciando neste ano. O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na quinta-feira, dia 11, em evento virtual, que anunciaria em breve “passos para a reabertura da economia”.

A redução de tarifas, porém, não foi bem recebida pelo setor privado e parte da equipe do ministro acha que não é hora de abrir mais a economia brasileira, por causa da pandemia. Guedes é favorável à abertura – que vem sendo prometida por ele desde a campanha de 2018 -, mas, diante da reação do setor privado, o ministro ainda não bateu o martelo sobre como e quando isso será feito.

Procurada, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) defendeu a abertura comercial por meio de uma agenda de negociação de “acordos equilibrados e do aprofundamento da agenda econômica do Mercosul”.

“No âmbito do Mercosul, qualquer alteração da TEC deve, necessariamente, passar primeiro por consulta pública abrangente, com a participação de representações empresariais de todos os setores econômicos do Brasil e dos demais países do bloco”, afirmou, em nota.

A CNI disse ainda que o acesso ao mercado brasileiro de maneira negociada traz “menores riscos econômicos e sociais, entre eles o do aumento no desemprego”.

FONTE: Canal Rural

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte