Fale com a gente
refran

Geral

Empresa rondonense promove limpeza voluntária no parquinho da praça 31 de Outubro

Empresário e colaboradores da empresa Gruber fizeram a boa ação

Publicado

em

Martin Luther – Enem

A véspera do Carnaval deste ano foi propícia para uma bela ação em Marechal Cândido Rondon.

Na segunda-feira (15), à tarde, as mãos voluntárias do empresário Aleri Gruber e de colaboradores da Loja Gruber trabalharam na limpeza dos brinquedos no parquinho da Praça 31 de Outubro.

Müller Contabilidade

Aleri, que passa todos os dias em frente ao parquinho, notou que ele estava ficando feio devido ao uso diário sem manutenção. Então, falou com o vereador Cristiano Metzner (o Suko), que de cara apoiou a ideia. Logo, o empresário fez uma reunião com os colaboradores da Gruber, que aceitaram o desafio para o feriado.

O feito tem explicação.

“Deus pede que nós amemos o nosso próximo, não só em palavras, mas em ação. Além disso tem o lado social que muitas vezes é esquecido por duas razões: primeiro, achamos que aqueles que não merecem não devem ser ajudados, e esquecemos que Deus nos ama incondicionalmente. E sempre achamos que aquilo que precisa ser feito, não cabe a nós fazê-lo, que é função do município, do Estado, ou do governo federal, e assim todos esperamos ser servidos quando é tão nobre “servir”.”, diz cita o empresário.

Por enquanto, foram limpados somente os brinquedos. Segundo a equipe de voluntários, para limpar o piso é necessária uma máquina lava-jato ou um número maior de pessoas e mais tempo. “Pretendemos fazê-lo em um novo mutirão”, disseram.

O vereador Cristiano Metzner, o Suko, que também participou da limpeza do parquinho, disse à redação do Portal Rondon que há leis prestes a serem autorizadas por decreto que dizem respeito a ações como essa. Em seu site, inclusive, ele fez uma postagem incluindo as informações.

Lei Municipal 5141-2019 intitulada como “QUEM AMA CUIDA” de autoria do Vereador Pedro Rauber ampara ações como essa e viabiliza outras oportunidades importantes de iniciativa público-privadas. Observe o Art. 1º:

Fica instituído o Programa “Quem Ama Cuida”, destinado a receber a colaboração direta da iniciativa privada na reforma, recuperação e conservação de praças públicas, parques, áreas públicas de caráter esportivo ou recreativo, canteiros centrais, rotatórias e demais equipamentos públicos comunitários, no âmbito do Município de Marechal Cândido Rondon, que, entre outros, possui os seguintes objetivos:

I – promover a participação da sociedade na urbanização, nos cuidados e na manutenção de equipamentos urbanos comunitários do Município de Marechal Cândido Rondon, em conjunto com o Poder Público Municipal;

II – conscientizar a população de que a preservação dos equipamentos urbanos comunitários de que trata esta Lei passa pela colaboração da sociedade com o Poder Público Municipal;

Suko diz, ainda, que os vereadores estão promovendo fiscalizações e mobilizações para que leis como essa sejam colocadas em prática. “Junto com os demais vereadores, pretendo apresentar documentação específica para que o exemplo dado pelos colaboradores da Gruber seja expandido a toda comunidade”, declarou.

“Desejamos que seja feita uma parceria público-privada para que essas ações de cuidado e zelo pelo que é de todos nós possam ser realizadas com mais frequência”, comenta Suko.

O vereador agradeceu a parceria da secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber; do secretário de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Bakes; secretário de Esportes e Lazer, Diogo Scheneider, o Bolha; Laerte Margonar, o chefe de Divisão de Água do SAAE; e ainda ao prefeito Márcio Rauber, por liberar este momento.

Feliz com o resultado da ação, Aleri Gruber disse à redação do Portal, que “o bom é ver atitudes assim contagiando e incentivando outras pessoas a agirem no mesmo sentido”. Segundo ele, para a próxima ação já há novos voluntários.

Mariana Helfenstein Rosa/ Portal Rondon

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte