Fale com a gente
Gramado Presentes

Covid-19

Preste atenção aos golpes que envolvem a falsa vacina contra o Covid-19

Publicado

em

Providência

O imunizante que pode ajudar a combater o novo coronavírus nem chegou em terras brasileiras ainda, e os golpistas já começaram a tirar proveito da falta de informação das pessoas para ganharem dinheiro.

Nesta semana, o Procon de São Paulo recebeu várias denúncias através de seus canais de comunicação, referentes à venda de falsas doses da vacina.

Family Pets

Diante da situação, a Anvisa, as agências do Procon e as secretarias de Saúde começaram a emitir alertas para evitar que os golpes se alastrem causando grandes prejuízos aos cidadãos.

A secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht esclarece aos leitores do Portal Rondon que “É necessária a atenção da população para não cair nesses golpes, pois, a vacina contra o Covid-19 ainda não está disponível no Brasil. tão pouco foi aprovada pela Anvisa para a utilização na população seja no Sistema Único de Saúde e/ou nas clínicas particulares ou farmácias”.

A expectativa do governo brasileiro é de começar a receber doses da vacina somente a partir do dia 15 de janeiro. Também são esperados insumos da vacina de Oxford para iniciar a produção das doses aqui no Brasil, porém, a previsão é a mesma: apenas na segunda quinzena do mês. Além disso, de acordo com a Anvisa, as vacinas e insumos ainda estão passando por avaliações.

Enquanto a imunização não chega, é preciso prestar atenção às informações recebidas, optando sempre por canais que divulgam notícias emitidas pelo governo.

A diretora do Procon de Marechal Cândido Rondon, Mariane Krause, também orienta a população sobre os golpes. “Assim como tem acontecido em São Paulo, logo os golpistas chegam à nossa região. Então, é preciso lembrar que não existe venda de vacina pela internet. E nenhuma empresa liga ou manda mensagem através do WhatsApp oferecendo doses do imunizante. Se você for vítima de alguma propaganda enganosa, utilize o serviço do Procon de Marechal Cândido Rondon. Qualquer ligação, mensagem ou atitude suspeita devem ser denunciadas, pois, tratam-se de crime”, finaliza Mariane.
O contato do Procon é o (45) 3254-0502. Lembrando que, a agência rondonense atende todos os municípios ao redor. O endereço do Procon é Rua Santa Catarina, 1124, Centro de Marechal Rondon.

 

VACINA NO PARANÁ

Nesta quarta-feira (6), o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 no Paraná deve iniciar entre 20 e 31 de janeiro.

Segundo ele, “Há uma garantia do ministro da Saúde, general Pazuello, que entre esses dias [20 e 31] seja possível iniciar a vacinação em pelo menos 90 mil profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento a pacientes com coronavírus”.

De acordo com a secretaria, a distribuição das doses inicia assim que chegarem ao Estado, pois o cronograma já está todo definido e as 1.080 salas de vacinação distribuídas nos municípios paranaenses estão equipadas adequadamente para conservar e transportar as doses do imunizante.

A princípio, segundo Beto Preto, serão aplicadas as vacinas do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, trazidas pelo Ministério da Saúde. Podem ser doses da CoronaVac, Pfizer, Moderna ou Sputnik V, todas devem possuir o selo de qualidade da Anvisa.

 

——————————————-

REDAÇÃO: Portal Rondon

 

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte